quarta-feira, 24 de junho de 2009

COMPROMISSO COM SANTA CATARINA

A tecnologia como ferramenta de cidadania
Exclusão digital e vontade política


Mesmo tendo um "avanço grande" na área de inclusão digital, o Brasil ainda está longe de ter chegar ao nível observado em países desenvolvidos. A inclusão digital é propagada aos quatro cantos do país. Desde 2001, porém, são arrecadados recursos vultosos junto às operadoras de telecomunicações para a composição do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust). Esse fundo, que hoje conta com recursos bilionários, tem como meta subsidiar, entre outros, o programa de acesso à Internet nas escolas públicas. No entanto, 13 mil escolas públicas ainda aguardam os equipamentos. É difícil aceitar uma situação como esta: há demanda, mas não há vontade política em fazer acontecer.

Se, na educação regular, os professores reconhecem que a Tecnologia da Informação é uma ferramenta importante no desenvolvimento do processo educacional de seus alunos, o problema é que, nem sempre, esta ferramenta é explorada no seu conceito mais básico, que é o de capturar e disseminar informações.

Da mesma forma, os centros de treinamento têm que se adequar a estas características, adaptando sua política às necessidades que o mercado lhes demanda. Em outras palavras, é crucial inovar na formação de profissionais da área de tecnologia, pois além de ser uma responsabilidade social.

Nenhum comentário: