sexta-feira, 1 de maio de 2009

CVM, BACEN E SUSEP NA COMISSÃO DA CRISE

O deputado Humberto Souto (PPS-MG) protocolou na Comissão de Sistema Financeiro e Mercado – uma das cinco que foram criadas na Câmara para tratar da crise financeira mundial – pedido para que sejam chamadas autoridades do Banco Central, da Comissão de Valores Mobiliários e da Superintendência de Seguros Privados para que expliquem os efeitos da crise sobre o setor supervisionado por cada um desses órgãos.
O requerimento está na pauta da reunião do colegiado convocada para esta quarta-feira.O parlamentar quer saber, também, quais ações estão sendo tomadas para aperfeiçoar a regulação do sistema e restaurar a normalidade do mercado e o fluxo de crédito para minimizar o impacto do fenômeno no setor produtivo da economia. Souto adverte que existem pontos carentes de regulação no sistema financeiro nacional.
Derivativos – "O mercado de derivativos nos parece um dos pontos que carece de maior controle por parte do Banco Central e da CVM", observou o deputado.
Ele lembrou as operações que resultaram em grandes prejuízos para empresas do setor exportador como exemplo das consequências dessa carência. Chamados de hedges tóxicos, essas transações são de baixo risco para os bancos estrangeiros e alto risco para as empresas.
Humberto Souto acrescentou que os mercados de seguro e previdência privada também necessitam de regulação "para assegurar a robustez de todo o sistema".
Deputado Humberto Souto/contato: dep.humbertosouto@camara.gov.br

Nenhum comentário: