quinta-feira, 23 de abril de 2009

COLUNA PELO ESTADO

Pavan e a alta plumagem tucana
O governador de Minas, Aécio Neves, garantiu ao vice-governador, Leonel Pavan, que em janeiro do ano que vem renuncia ao cargo para disputar as eleições. A presidente ou a senador, admitiu. Pavan esteve entre as mais de 200 personalidades que receberam a Medalha da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto, no Feriado de Tiradentes. Para o tucano catarinense, não há melhores candidatos a presidente do que José Serra e Aécio Neves. “Os dois são preparadíssimos, não há nenhum outro nome igual aos dois. Ambos são meus amigos. O Aécio assinou minha filiação ao PSDB e o Serra dorme na minha casa quando vem ao Estado.” O problema é que, enquanto o PSDB não revogar a lei da física, não há como ambos ocuparem o mesmo espaço. Pavan tem torcido, assim como a direção nacional do DEM, esta aliada de primeira hora da candidatura Serra, para que não sejam necessárias as prévias na sigla, de forma que o vencedor, qualquer que seja, acumule o desgaste da disputa. Ainda esta semana, a propósito, Pavan engrena nova audiência com Serra, para tratar assuntos da executiva nacional. De um lado a outro, entre a alta plumagem do PSDB nacional, o vice trata de construir as condições para a renúncia que mais lhe interessa: a do governador LHS, de forma que assuma o governo de SC também em janeiro do ano que vem. De Serra, já arrancou menção de apoio ao plano de Luiz Henrique de, eleito senador, chegar à presidência do Congresso.
Sem acerto
Nem aos pés da imagem de Santa Catarina de Alexandria, foi possível o consenso à mesa que se formou ontem na Mitra Diocesana. A senadora Ideli Salvatti, presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Senado, conseguiu reunir representantes do Ibama, do Ministério Público, da Assembleia e do governo do Estado. Como a flexibilização das regras estaduais demonstrou-se impossível, a senadora vai engrossar a fila dos que apelam pela agilidade na decisão do Supremo Tribunal Federal. O problema, observa, é que alguns danos ao ambiente com a aplicação das novas regras podem ser irreversíveis.
De fora
O senador Neuto de Conto (PMDB), depois de reclamar que só soube da audiência sobre o Código Ambiental pela imprensa, acha que o PT tenta consertar uma posição que se tornou difícil de explicar. “Eles apresentaram emendas ao projeto, foram aprovadas e, na hora de votar, se retiraram”, afirma. Segundo ele, é preciso uma ampla discussão nacional, pois a questão ambiental tem sido tratada por decreto. “Falta uma legislação nacional que seja condizente com nossas diferenças regionais.”
Consciência
Para o PT, a prova de que o governo de SC e seus representantes parlamentares sabem da inconstitucionalidade do Código Ambiental é que, invariavelmente, defendem alterações na legislação federal. E o que é pior, a mudança que tratam de capitanear seria orientada pela ótica dos grandes proprietários rurais. “Não foi representante da Contag que veio ao evento de sanção, foi da CNA”, repara a senadora Ideli Salvatti sobre a colega Kátia Abreu (DEM), presidente da Confederação Nacional da Agricultura.
Medição
Há no Ministério Público quem já acionou o barômetro para medir a pressão que teria orientado a aprovação do Código Ambiental. Para tirar a prova, estariam na lista dois grandes empreendimento s estrangeiros, de árabes e espanhóis, na Grande Florianópolis.
Palestra
O deputado federal Cláudio Vignatti e a senadora Ideli Salvatti fazem dobradinha hoje, às 9h, em palestra no 11º Congresso Estadual dos Trabalhadores no Comércio, organizado pela Fecesc. Tratam de cenários futuros para os trabalhadores catarinenses. Ontem, o palestrante foi o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Que, à noite, sentou-se com o diretório estadual do PT para falar de conjuntura política. Dirceu passou o feriadão em Balneário Camboriú.
TCE
Até o final do mês deve ocorrer a sessão especial para votação, em turno único e voto secreto, o nome que ocupará a vaga no TCE. O relator da proposição, deputado Elizeu Matto, aprovou ontem em Comissão Especial da Assembleia o relatório com os nomes dos 15 candidatos.
Tecnologia
A única representante brasileira no IMB Inovation Awards, maior feira de máquinas e tecnologias para empresas de confecções do mundo, que ocorre esta semana na Alemanha, é a catarinense Audaces Informática e Automação Industrial. Classificada com a Tower Jet, única impressora vertical de tecido no mundo, além de conquistar o prêmio de inovação, a empresa pretende aumentar as exportações que hoje já representam 15% do seu faturamento.
Campanha
Ao comemorar 43 anos, hoje, o PMDB catarinense coloca no ar campanha de tevê em que o presidente da sigla, Eduardo Pinho Moreira, defende a descentralização.
Agora deu
Senadora Ideli Salvatti comemorou ontem que o governo federal finalmente tenha incluído na cesta de redução de IPI, revestimentos cerâmicos, cadeados e outros itens que interessavam à indústria catarinense.
Adriana Baldissarelli/Florianópolis com Cláudia Pavão/Lages e Ricardo Wegrzynovski/ Brasília

Nenhum comentário: