quarta-feira, 4 de outubro de 2017

25 ANOS DA VITORIA DA FRENTE POPULAR

Capa do Jornal O Estado


"O poder em Florianópolis sempre foi dividido entre forças tradicionais, que se revezaram ao longo do tempo no comando da prefeitura, seja diretamente, seja por meio de seguidores. Houve duas exceções que romperam esse ciclo: Edison Andrino (PMDB), militante de esquerda e líder estudantil nos anos 1960; e Sérgio Grando (PCB), liderança atuante nos meios estudantis e do magistério entre as décadas de 1970 e 1980".  Jornalista Carlos Damião.
 
Grando elegeu-se em 1992, em coligação chamada Frente Popular, que reunia PCB, PT, PSDB, PCdoB, entre outras legendas. Na disputa, sua vitória era considerada quase impossível, por causa do eleitorado conservador da cidade.
Empossado em 1993criou o “Cestão do Povo”, estabeleceu 16 linhas de ônibus nos morros, implantou rede de água e esgoto a partir das partes mais altas da cidade e realizou um programa de pavimentação. Ao final da legislatura em 1996, foi escolhido em pesquisa realizada pelDatafolha e Folha de São Paulo um dos melhores prefeitos do país. Ainda em sua gestão, Florianópolis obteve pela primeira vez o título de “Capital da Qualidade de Via”, conferido pela ONU.
 
 

Nenhum comentário: