terça-feira, 31 de maio de 2016

COLOMBO, A DILMA CATARNINENSE

Pouquíssima gente da imprensa catarinense deu a devida atenção ao Sr. Diogo Ringenberg. Este nobre procurador realizou diversas tentativas de alertar a sociedade catarinense sobre os erros do governador Raimundo Colombo (PSD), que deixou de aplicar 5 bilhões em educação. O déficit de professores fez despencar o nível da educação no Estado de Santa Catarina, que antes era considerado o melhor do Brasil. Apesar de não aplicar recursos em educação, a dívida pública explodiu. Para onde foram os recursos ninguém sabe.

De dezembro de 2010 a dezembro de 2015, a dívida pública do Estado de Santa Catarina cresceu de R$18.003.511.623.89 para R$30.633.197.605,63. De 18 para 30 bilhões. Logo, em 5 anos, a dívida pública catarinense engordou 41,23%. E mesmo com tanto endividamento, o governo descumpriu o investimento mínimo em educação, causando a queda nos indicadores de qualidade do ensino.

Hoje o Estado de Santa Catarina está doente. Fala-se toda semana de hospitais com risco de fechar em razão de promessas de recursos não realizadas pelo Estado. O governador continua escondido da população, blindado pelos seus capachos do centro administrativo. A falta de inteligência faz o dinheiro sumir. Um exemplo foi a propina de 1 milhão de reais da Odebrecht, recebida pelo assessor do governador, mas que até hoje ninguém sabe o destino dos recursos.

A polícia federal e a procuradoria geral da república estão com a palavra. Compete a esses dois órgãos o encaminhamento de investigações para esclarecer, por exemplo, os motivos das fraudes fiscais no Estado de Santa Catarina. A compra de apoio dos Prefeitos com o FUNDAM, um fundo eleitoreiro criado pelo governador com dinheiro do endividamento. Isto precisa ser esclarecido, porque as futuras gerações de cidadãos catarinenses vão continuar pagando pelos banquetes de vinhos importados, pela compra de votos, pela humilhação imposta pelo Raimundo Colombo (PSD) ao povo catarinense.

Ao responder as críticas do Tribunal de Contas do Estado, o Secretário da Fazendo do atual governo cometeu uma gafe imperdoável. Depois de tanto denunciar com seus relatórios, o próprio Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina reconheceu que não adianta alertar, se o tribunal não tiver poder de punir. Raimundo Colombo (PSD) e sua corja tiraram proveito da situação e continuaram o modelo de endividamento e cortes no financiamento social. É por isso que ouvimos falar toda semana de hospitais fechando e escolas sem estrutura de ensino. Sem mais ter para onde correr, o TCE-SC apelou para uma intervenção federal. 

Em nota, o Secretário da Fazenda, Antônio Gavazzoni, foi extremamente arrogante e repetiu o mantra mentiroso de que "Santa Catarina detém os melhores indicadores de educação do Brasil." Além de mentira, essa afirmação atesta a incapacidade e a cegueira dos gestores estaduais. Mostra o desconhecimento dos indicadores. Mal sabem que eles próprios causaram o declínio de Santa Catarina para a SEXTA POSIÇÃO dos indicadores educacionais (tanto na avaliação de português como na de matemática) nos anos iniciais e para DÉCIMA PRIMEIRA posição nos mesmos indicadores de anos finais. 


Não toleramos mais essa corja do PSD e de todos que lhes oferecem suporte político!

** Leandro Damásio 
JPS Urussanga e pré candidato a vereador 

Nenhum comentário: