Foi lançada, em março, a Campanha Nacional “Onde tem PPS, tem JPS” com o objetivo de fomentar a participação da juventude na vida partidária. O manifesto da campanha (leia abaixo), assinado pelo presidente do partido, deputado Roberto Freire (SP), foi apresentado em Barbalha, no Ceará, durante encontro regional do PPS na região do Cariri.
"Essa é uma grande conquista para JPS, porque há mais de três anos estamos empenhados na assinatura desse compromisso que visa não só aumentar os quadros da Juventude, mas também garantir maior participação da JPS nas decisões do partido, desde a instância municipal", disse Raquel Dias, coordenadora Política da JPS Brasil.
A juventude de Santa Catarina se sente contemplada com a medida, visto que desde o ultimo congresso estadual do PPS, a JPS vem propondo através de documentos e indicações a obrigatoriedade de espaços para a juventude nas instancias partidárias, inclusive por sugestão do órgão a ultima resolução congressual do PPS-SC tornava obrigatório a indicação de um membro de juventude em cada executiva municipal eleita.
Além disto, a juventude de Santa Catarina mesmo não sendo mencionada, sabe que foi fundamental seu papel neste processo, “Fomos a única juventude estadual que debateu e levou ao congresso nacional uma tese para ser discutida e aprovada e no documento ficava explicito a obrigatoriedade da participação da juventude nas instâncias partidárias”, disse Eduardo Assis, Presidente estadual da JPS-SC.
Leia abaixo o manifesto.
“Campanha Nacional ‘Onde tem PPS, tem JPS’
Pela inclusão dos jovens no processo de fortalecimento partidário.
Car@s companheir@s,
Vivemos uma ebulição de mudanças culturais na política, por conta de uma legislação superada, métodos praticamente falidos na gestão política e partidária. É fato também, que se defendemos um partido renovado no XVII Congresso Nacional do PPS, os jovens militantes devem debruçar-se e erigir uma nova Juventude, que esteja interligada as necessidades e preocupações desta classe de cidadãos, interrelacionando nas esferas já consolidadas (tanto no âmbito virtual, como nos organismos reais) construídos na sociedade.
A Juventude Partidária como instância participativa da mobilização política precisa ser repaginada. Precisa porque, está mais do que claro que, se antes sua influência se dava essencialmente sobre os movimentos sociais – mais especificamente, no estudantil universitário –, hoje esta se dá diretamente sobre o indivíduo, sem necessariamente estar vinculado a outro movimento.
Identicamente, dirigentes, detentores de mandatos, as instâncias partidárias devem aprofundar esta discussão, exigindo de um lado o envolvimento orgânico e na mesma proporção, oportunizar que os militantes jovens do PPS possam se organizar, participando ativamente na discussão interna, estimulando que um número crescente de jovens corrobore nos documentos, atividades e co-gestão do PPS, e assim formarmos um corpo uníssono da transformação que queremos em nosso Partido, mas que se inicia, forçosamente, dentro de todos nós.
É preciso que os diretórios municipais e estaduais indiquem um responsável pela estruturação da juventude como forma de ampliarmos a organização partidária. Defrontamos nos últimos anos com o surgimento de movimentos oriundos da sociedade, onde, dentre eles, a juventude tenta firmar-se no exercício da sua cidadania.
Atualmente, a juventude é a faixa etária com maior número de brasileiros e precisa estar presente em todas as instâncias de necessidades da vida do povo para enfrentar os desafios sociais existentes e ter condições de criar bases para o desenvolvimento do país. Por isso, é fundamental que os jovens se organizem, participem diretamente da política e pratiquem a democracia participativa.
Barbalha (CE), 23 de março de 2012.
Roberto Freire
Presidente Nacional do PPS”
Nenhum comentário:
Postar um comentário