quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mundo afora - Natal reciclável e criativo

Por Mário Medaglia

Em Copenhague, iluminação no pedal

Enquanto países ricos, pobres ou mais ou menos discutem o meio ambiente e se US$ 1 bilhão faz ou não cosquinha, reflexão da Ministra Dilma, em Copenhague tem gente fazendo Natal baratinho. Bem abaixo dos três milhões e setecentos, custo só de uma só árvore que virou notícia nacional e que diariamente nos deixa roxos de vergonha. E nada de mega shows em cima de palcos que se fossem de ouro não seriam tão caros.
Isso acontece graças a ações sustentáveis, uma delas em Copenhague mesmo, onde uma árvore de Natal, menor que a nossa, claro, fica iluminada enquanto tiver gente pedalando as bicicletas que foram colocadas em torno dela. Não faltam voluntários se revezando e fazendo a sua parte nessa criativa tarefa.

Em Paris a luz das garrafinhas


Criatividade que está ajudando a iluminar Paris nessa época, graças ao artista plástico Fabrice Peltier. Utilizando cinco toneladas de garrafas plásticas, ele espalhou sua decoração e sua idéia pela capital francesa a um custo muito baixo e que inclui desde a simples iluminação até árvores de pequeno e médio porte, encantando moradores e turistas.

Em Gramado, no seu conhec ido “Natal das Luzes”, desde 1986 são utilizadas as garrafas pet de tamanhos, cores e formas diversas, recolhidas durante o ano por alunos da rede municipal.

Gramado faz o seu "Natal das Luzes" reciclando plástico

Nestas ações são dispensáveis “laranjas” ou intermediações, e nem há necessidade de superfaturamento para que sejam alcançados os objetivos de enfeitar as cidades com a decoração natalina. E não se corre o risco da chantagem feita por autoridades contrariadas ou pegas com a mão na botija.




www.deolhonacapital.com.br

Nenhum comentário: