Pela resolução imediata do impasse na saúde de Santa Catarina
Os catarinenses estão vivendo momentos dramáticos na área da saúde pública estadual, diversas unidades estão fechadas ou trabalhando de forma precária, acarretando sofrimento para milhares de pessoas na Grande Florianópolis e outras regiões de Santa Catarina. Atinge basicamente os hospitais públicos do Estado. Catarinenses que precisam de atendimentos hospitalares estão procurando hospitais e clínicas particulares, que já tem problemas de lotação.
A greve completa hoje nove dias, e os servidores, conforme divulgado na imprensa, quer reajuste salarial de 16,76%, aumento do vale-alimentação e revisão dos casos de insalubridade, não há previsão do retorno as atividades.
É preciso ampliar os recursos, atender de forma concreta o reajuste salarial, e neste mesmo sentido, investir em pessoal e equipamentos ainda mais em nossa saúde. A saúde e suas demandas é uma questão nacional.
Não queremos acreditar que setores grevistas utilizem viés político como forma de atacar qualquer membro de Direção da Saúde de Estado, ou antecipar desgaste com vistas as eleições de 2010, os dedicados profissionais sabem o quanto é penoso uma situação de greve.
Estamos solidários a todos os profissionais da saúde pública do estado, cremos que as reivindicações são justas, mas dentro da atual realidade orçamentária, é o que se pode atender no momento. Incansavelmente foi oportunizado pelos canais de diálogo a resolução tranquila, e estes continuam abertos, conforme o que diz a própria secretária interina.
A JPS-SC, órgão de cooperação do PPS, neste momento, presta especial solidariedade à secretária interina da Saúde, enfermeira Carmem Zanotto, que também é funcionária efetiva da Saúde Estadual. Carmem sempre conduziu papel estratégico e na tentativa diária de termos uma saúde pública de qualidade, eficiente e universal.
Acreditamos que todos aqueles que se compadecem da situação junto aos hospitais e postos de atendimento, abrirão o necessário diálogo, e possamos assim reestabelecer o mais cedo possível este serviço imprescindível a Santa Catarina.
Santa Catarina, 11 de novembro de 2009.
Direção da JPS-SC
Nenhum comentário:
Postar um comentário