terça-feira, 10 de novembro de 2009

CAMPANHAS MUNDIAIS SÃO PAUTADAS POR VEREADOR MARCIUS MACHADO

Marcha Mundial pela Paz e a Não Violência e Campanha Global de ações pelo clima

Duas campanhas, de abrangência mundial, foram temas de moções legislativas apresentadas pelo vereador Marcius Machado na sessão de segunda-feira, 09.

A primeira matéria trata do apoio a campanha “Tic Ta – Campanha Global de ações pelo clima”. Conforme expõe a matéria, a Campanha Global de Ações pelo Clima (GCCA, sigla em inglês) é fruto de uma aliança inédita de organizações não-governamentais, sindicatos, grupos religiosos e pessoas que têm como objetivo mobilizar a sociedade civil e a opinião pública para que os governos se posicionem e estabeleçam metas ambiciosas e justas em prol de decisões concretas para combater as causas das mudanças climáticas e amenizar seus efeitos. O objetivo da campanha é consolidar uma série de ações em diversos países, que culminarão em uma plataforma de orientações e reivindicações a ser apresentada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Clima (COP-15). De 7 a 18 de dezembro de 2009, lideranças de todo o planeta estarão reunidas em Copenhague para firmar acordos mundiais sobre a grave ameaça das mudanças climáticas.

No dia 29 de agosto, a GCCA lançará mundialmente a Campanha Tic Tac Tic Tac, uma contagem regressiva de 100 dias para a COP-15, que envolve mobilização massiva de todos para pressionar lideranças governamentais a assumirem um acordo justo e equitativo na COP-15.Para Marcius Machado, “é inquestionável que este problema já está em curso, com efeitos dramáticos e potencialmente catastróficos para todos nós. Ainda é tempo de evitar o pior, mas é preciso agir imediatamente!”.

Segundo o vereador, o Brasil tem papel fundamental nessa luta, já que é um líder nas negociações internacionais, mas também um dos maiores emissores mundiais de gases do efeito estufa. Entretanto, sua postura ainda é tímida quando se trata de assumir decisões firmes e ousadas para sanar o problema: “Por isso nós, da Câmara de Vereador de Lages, SC apoiamos e reivindicamos que – além de implementar as necessárias políticas nacionais - as autoridades brasileiras assumam já o compromisso de defender ativamente no plano internacional o avanço para um acordo climático global que possa, no mínimo:

• Garantir que o aquecimento global ficará bem abaixo dos 2ºC em relação à média histórica, estabelecendo metas e mecanismos para que, antes de 2020, comecem a decrescer as emissões globais de gases do efeito-estufa.

• Reduzir as emissões dos países desenvolvidos em pelo menos 45% até 2020, frente aos níveis de 1990.

• Estabelecer objetivos mensuráveis, verificáveis e reportáveis para redução substancial das emissões de países em desenvolvimento emergentes e em rápido crescimento econômico, viabilizados por medidas apropriadas a cada país.

• Apresentar medidas concretas de mecanismos e compromissos de aportes financeiros para apoiar países em desenvolvimento na estabilização e posterior redução de emissões, e na sua adaptação às mudanças climáticas.

• Aprovar a criação de soluções e mecanismos de REDD (Reduções de Emissões Associadas ao Desmatamento e à Degradação Florestal), justos e aplicáveis a curto prazo.

Promover a sustentabilidade e dignidade do desenvolvimento humano e a integridade dos processos ecológicos, mediante a transformação da economia e o fortalecimento da democracia

Nenhum comentário: