segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Coluna Pelo Estado

A missão europeia e os desafios de SC
Daquelas coincidências que também poderiam ser chamadas sincronias. Ao tempo em que a agroindústria catarinense recebe missão técnica europeia que, com suas auditorias e relatórios, pode em até seis meses franquear o mercado internacional à produção de bezerros vivos e de carne suína catarinense, representantes dos exportadores de carnes pressionam o governo federal por medidas que neutralizem o impacto negativo da baixa do dólar sobre as vendas internacionais.
Para o que, a equipe econômica já estudaria uma sobretaxação do capital especulativo que chega ao Brasil de forma a regular a oferta de dólares no mercado interno e minimizar o desequilíbrio cambial. Mas as sincronias vão além da ortodoxia econômica e alcançam o universo cultural catarinense. De quinta a sábado, ocorre na Capital a exibição do média-metragem Espírito de Porco, do cineasta Chico Faganello. O documentário de 52 minutos aborda os impactos ambientais, inclusive aqueles relacionados ao bem-estar animal, provocados pela suinocultura industrial a partir da narração de um porco que já morreu. Faganello que voltou a Seara, onde nasceu, para filmar e depois exibir o filme em primeira mão, assume o tom de “comédia politicamente incorreta” da produção, mas observa que tem sido bem compreendida pelos produtores rurais. “É positivo que Santa Catarina enfrente esta discussão sobre saúde pública e a produção de alimentos que já não é mais novidade na Europa ou nos Estados Unidos. Não dá para fingir que não se vê o que todo o mundo está vendo”, propõe sobre temas como o abate humanitário dos animais e a destinação dos dejetos suínos.
De fato este modo de olhar integra a nova pauta mundial de negócios, acrescentando valores às questões de sanidade animal até aqui conduzidas com excelência numa parceria bem sucedida do governo com a agroindústria.


reforma tributária

O deputado federal Acélio Casagrande (PMDB) reuniu-se ontem em Criciúma com o empresário Rogério Sampaio, presidente da Cecrisa, e o vereador Vanderlei Zilli para trocar ideias sobre o setor cerâmico. Passa da hora a necessidade da reforma tributária, sustentou o industrial, para desonerar o setor e aumentar sua competitividade internacional. “O peso dos tributos deixa o mercado brasileiro em desigualdade”, reconheceu Casagrande.

Agora sim

A propósito do Espírito de Porco, que mostra histórias como a do suinocultor que, apesar de ter desenvolvido forma de converter dejetos em energia, era impedido de usar ou vender o excedente pela burocracia do Estado, o presidente da Celesc Geração, Paulo Meller, está na Áustria e na Alemanha para avaliar tecnologias de uso desta biomassa e biogás. “No filme o porco diz que SC ainda não aproveita este enorme passivo por causa da burrice dos humanos, do sistema, do governo”, antecipa Faganello. Fora as exibições gratuitas na Capital, o filme, que foi produzido com incentivo da Fundação Catarinense de Cultura, pode ser obtido pelo site www.faganello.com.

Missão

São seis médicos veterinários organizados em duplas. A movimentação de campo da missão técnica europeia começou ainda durante a Efapi, para conhecer o sistema de controle e registro dos animais. Ocasião em que já foi demonstrado o sistema de rastreamento do rebanho bovino por brincos, que é um dos orgulhos da Cidasc e da Secretaria da Agricultura. Os técnicos permanecem até sábado no Oeste. O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, observou que “a grande expectativa dos criadores e das indústrias de processamento da carne é a abertura da Europa exclusivamente para Santa Catarina exportar, a partir de 2010, carne suína congelada.”

Boato

A Coopercentral Aurora descartou ontem em nota oficial as especulações veiculadas na imprensa paulista de que estivesse à venda. A organização cooperativista destacou que “não está à venda, não iniciou tratativas com qualquer outro grupo nacional ou estrangeiro do segmento de alimentos ou produtos cárneos e não tem qualquer decisão, inclinação ou orientação para transferir seu patrimônio para outro controlador”.

Tuitada

“Haja paciência!” Neste tom de pura irritação o ex-deputado federal Hugo Biehl comentou o sumiço da deputada Angela Amin da reunião de ontem da executiva estadual. Com o que tem sido adiada a consulta aos diretórios municipais sobre a candidatura ao governo em 2010.

Educacionismo

O senador Cristovam Buarque (PDT) que esteve em SC em Tijucas e Videira no final de semana tem dito que a lei que obriga filho de eleito a estudar em escola pública está na Comissão de Constituição e Justiça do Senador mas precisa de um “empurrão popular” para ser aprovada.

Adriana Baldissarelli/Florianópolis

Nenhum comentário: