quarta-feira, 6 de maio de 2009

Coluna pelo Estado

Estiagem cria novo risco de êxodo rural

A renegociação - e até a anistia - das dívidas dos agricultores familiares será apresentada hoje em Brasília como a única forma de evitar uma nova leva de retirantes do campo catarinense. Entre o ano passado e este, o governo federal emprestou R$ 1,2 bilhão por meio do Pronaf, sendo que 70% dos recursos foram absorvidos pela agricultura familiar, a maior parte para custeio da safra. Ocorre que os sucessivos prejuízos com a estiagem comprometeram a rentabilidade destes produtores, conforme demonstra dossiê elaborado pelo deputado Padre Pedro Baldissera (PT), sobre dados do Banco do Brasil, que será apresentado hoje durante a reunião da bancada federal catarinense com o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. “Queremos mostrar ao ministro e o governo federal que a única saída para evitar um colapso econômico e social na região é a intervenção, com adoção de medidas que concedam amortização, anos de carência e, em muitos casos, anistia das dívidas. Tememos por uma nova onda de êxodo depois de mais esta estiagem”, aponta Padre Pedro. Entre os 13 municípios que de comunicaram as maiores perdas com a safra deste ano, 10 são do Extremo-Oeste.

Movimentação

Na base do PMDB do Extremo-Oeste já coloca Laine de Nadal na fila dos interessados em herdar o patrimônio eleitoral do campeão de votos Herneus de Nadal, que segue para o TCE. Nem precisa dizer que o cálculo sobre o espaço que o peemedebista abre no Oeste também é feito nas demais siglas como o DEM e o PSDB, para ficar apenas nos partidos governistas.

retorno popular

Mais de 400 pessoas entre lideranças políticas, empresariais e sindicais acompanharam, segunda em Blumenau, a prestação de contas dos deputados petistas Ana Paula Lima (estadual) e Decio Lima (federal). Ideli Salvatti e Cláudio Vignatti elogiaram o empenho de ambos no trabalho de socorro e reconstrução das cidades atingidas pelas enchentes.

Destaque

O empresário Marcello Corrêa Petrelli, da RIC SC, será homenageado hoje na premiação Personalidade de Vendas da ADVB/SC 2009, que será entregue na Fiesc.

Estiagem

Entre as medidas anunciadas ontem pelo governo estão, a curto prazo, uma força-tarefa na Fatma para licenciamento em no máximo cinco dias de poços artesianos e, a longo prazo, a implantação de sistemas de abastecimento da Casan na área rural.

Tribuna

O líder do PT, Dirceu Dresch, elogiou medidas como os juros subsidiados para a construção de cisternas, mas lembrou ao governador que é necessária a implementação urgente de política que remunere o agricultor que preserva o ambiente. “É uma política importante para recuperarmos nossas fontes d’água, a mata ciliar e as reservas subterrâneas. É preciso reverter esse quadro e isso leva tempo”, discursou.

Exemplo

José Nei Ascari segue todo prosa para participar em Brasília, de hoje até sexta, do 2º Consad, encontro dos secretários de Aministração. O motivo é que, com ele, vai também uma delegação de sete servidores para apresentar seis cases de sucesso em gestão pública. Três bons exemplos na área de RH, com o sistema integrado de gestão (SigRH), o portal do servidor e a atualização cadastral on line. Outros três, na área de saúde, com os programas de análise estatística, de saúde ocupacional, pioneiro no Brasil, e de Rede Humanas, com terapias alternativas.

Conversão

Justiça Federal destinou ontem R$ 243 mil de penas pecuniárias para 27 entidades que desenvolvem ações sociais como Apaes da Capital e Palhoça. Para aquisição de alimentos, roupas e equipamentos.

Aplicado

Vereador da Capital, João Amin (PP), está entre os matriculados no curso de Oratória da Escola do Legislativo. “Quero expressar melhor o que penso”, avisa.

Cãnions

Empresários e representantes do poder público de SC e do RS reúnem-se hoje em Praia Grande, no Sul do Estado, para a terceira oficina de planejamento do roteiro turístico Aparados da Serra. Com gestão do Instituto Marca Brasil, o Aparados integra projeto do Ministério do Turismo e Sebrae para agregar valor ao roteiro e fortalecer a economia local.

Discreto

O ministro de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger, participou, quase em segredo, de reunião com os deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Reação

Deputado Odacir Zonta (PP) exige desculpas do governador de SP, José Serra (PSDB), por ter feito comentários pouco instrutivos como aquele ‘Não vamos ficar perto dos porquinhos’, por ocasião da Influenza A. Também acha que o ministro José Gomes Temporão (PMDB) deveria pedir o boné, já que considera inevitável a entrada do vírus no Brasil. “Isso é um depoimento frouxo para quem tem a responsabilidade da Saúde.”

Adriana Baldissarelli/Florianópolis e Ricardo Wegrzynovski/Brasília

Nenhum comentário: