sábado, 28 de fevereiro de 2009

DEPUTADO DAVI ZAIA PROMOVE DEBATE NA ALESP

Secretária fala sobre saneamento público em encontro do PPS

Praticamente todas as residências do Estado de São Paulo podem contar com serviços e tratamento de coleta de esgotos e distribuição de água até 2016, mantidos os níveis de investimentos do governo do Estado nos últimos três anos, incluindo o previsto para 2009, reajustados a cada ano. A afirmação é da secretária estadual de Saneamento e Energia, Dilma Pena, que na semana passada participou de debate sobre saneamento básico, promovido pelo deputado estadual Davi Zaia (PPS) em conjunto o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS), na Assembléia Legislativa de São Paulo.


Atualmente, a distribuição de água na área urbana chega a 96,7% das residências do Estado e a coleta de esgotos é feita em 92% dos domicílios. Do total de esgoto coletado, 60% são tratados. De acordo com a exposição da secretária, se o nível de investimentos for mantido e reajustado a cada ano, em 2016, 98% dos domicílios terão coleta e tratamento de esgoto e 100% de distribuição de água

O setor vai investir R$ 8,3 bilhões entre 2007 e 2010, em recursos próprios da Sabesp, com contrapartida dos municípios e financiamentos do BID, Banco Mundial e FAT BNDES, visando a universalização dos serviços. A previsão é de que em 2010, 70% dos recursos já estarão empregados em obras concluídas e o restante em obras em andamento.
O grande desafio da universalização dos serviços, segundo Dilma Pena, é levar a distribuição de água, coleta e tratamento de esgotos à população mais pobre que habita as regiões periféricas, muitas vezes em loteamentos irregulares e favelas.

A secretária falou para uma platéia que incluía prefeitos e vereadores do PPS. O encontro abordou as mudanças na legislação e serviu como preparação para o início dos trabalhos de um comitê do partido sobre políticas de saneamento, coordenado por Virgílio Tiezzi Jr.

Nenhum comentário: