domingo, 27 de julho de 2008

SERVIÇO DE PROTEÇÃO AO ELEITOR - SPE

Ficha suja faz sucesso na rede
Lista de políticos divulgada pela Associação dos Magistrados Brasileiros bate recorde de acesso na internet

O site da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) bateu recorde de acesso nos últimos dois dias desde que a entidade divulgou a lista de candidatos com ficha suja na Justiça.
Entre os dias 22 e 24 foram registrados 224 mil acessos no site, o maior número já recebido pela página da entidade em médias diárias.
A AMB afirma que o site recebeu, nos últimos dois dias, acessos equivalentes ao que tradicionalmente registra ao longo de dois meses. A entidade divulga em sua página na internet, desde terça-feira, os nomes de candidatos a cargos eletivos nas capitais federais que respondem a processos na Justiça.A entidade pretende divulgar, em curto prazo, os nomes de candidatos a prefeitos, vice-prefeitos e vereadores com "ficha suja que disputam as eleições em municípios com mais de 200 mil eleitores.
O objetivo da AMB é ampliar a lista para incluir os candidatos que respondem a processos inclusive em municípios menos populosos.Apesar das críticas de candidatos à divulgação da lista, somente quatro procuraram formalmente a AMB, desde que os seus nomes foram revelados, para questionar a sua inclusão no site: Paulo Maluf (PP) e sua oponente no pleito Marta Suplicy (PT), que disputam a Prefeitura de São Paulo, Íris Rezende (PMDB), candidato à prefeitura de Goiânia, e Amazonino Mendes (PTB), candidato à Prefeitura de Manaus.Um processo no Tribunal de Justiça de São Paulo, em que o atual prefeito Gilberto Kassab (DEM) consta como co-réu, não foi incluído pela AMB na lista. Os adversários do candidato à reeleição, Marta Suplicy e Paulo Maluf, criticaram a ausência.
O processo contra Kassab teve início em 1997, quando ele ainda era secretário de Planejamento do então prefeito Celso Pitta, que também é réu. A ação civil pública foi movida pelo Ministério Público paulista, com origem na 10ª Vara da Fazenda Pública, foi julgada improcedente, mas, segundo o TJ-SP, continua em andamento.
A AMB argumentou que seguiu o critério de só publicar as ações de "improbidade administrativa". O caso de Kassab é uma "ação civil pública" e, por isso, o processo não será inserido na lista.A assessoria de imprensa de Gilberto Kassab afirma que "a ação civil pública ajuizada contra Celso Pitta, em que o candidato foi citado como co-réu, foi considerada improcedente pelo TJ-SP em 7 de maio de 2008".
Para o promotor Sérgio Turra Sobrane, autor da ação, o critério utilizado pela AMB não é confiável porque as informações dos sites dos tribunais não têm valor legal.
CONFIRA OS "SUJOS" DESTE ELEIÇÃO

Critério Polêmico
- A AMB está divulgando os nomes de quem responde a ações penais e por improbidade, desde que o autor seja o Ministério Público.
- Especialistas em direito eleitoral questionam a publicação de uma lista "seletiva", ou seja, sem a ficha completa dos candidatos.
- Outras ações judiciais (civis, de cobrança ou familiares, por exemplo) não são citadas no site.
- A lista contém até agora dados relativos aos candidatos a prefeito e vice em todas as capitais brasileiras. Foram analisados 350 candidatos e, destes, 15 estão listados.
Saiba mais
Até 200 mil habitantes
A Associação dos Magistrados Brasileiros promete divulgar, nos próximos dias, os nomes dos candidatos a prefeito com ficha suja nas cidades com mais de 200 mil habitantes.
Extraido do site: www.clicrbs.com.br/anoticia

Nenhum comentário: