Intervenção governamental
Astuto politicamente, Luiz Henrique percebeu claramente que precisa encontrar alternativas em Criciúma e Balneário Camboriú para evitar a implosão da tríplice aliança no pleito de outubro. Os redutos de Eduardo Moreira e Leonel Pavan são responsáveis por 50% do risco da coligação não sair inteira do processo eleitoral deste ano, tal é o grau de radicalização e acirramento entre peemedebistas e tucanos nestas duas cidades.Começa a ficar claro que o governador está propenso a intervir, na expectativa de reduzir o calor. Se no Sul passaria pela desincompatibilização do secretário Ivo Carminati (Coordenação e Articulação), levando o grupo do secretário Ronaldo Benedet (Segurança Pública) a fechar com ele na prévia contra Acélio Casagrande, no maior balneário do Sul do Brasil também por uma fórmula nova.Neste caso, dois seriam os encaminhamentos. Primeiro: provocar a renúncia do prefeito Ciro Roza (DEM), de Brusque, no fim do mês, com PMDB e PSDB retirando suas candidaturas (Edson Piriquito e Dado Cherem). Prevalecendo essa solução, naturalmente que Pavan teria uma compensação administrativa, já que em Criciúma Moreira emplacaria o prefeito e os tucanos também abririam mão de Clésio Salvaro.Segundo encaminhamento: o vice-governador indicaria a mulher Bernardete para ser a candidata da tríplice aliança na sucessão do prefeito Rubens Spernau. Consumada a renúncia de Ciro, LHS o nomearia titular de uma das mais importantes secretarias: a de Infra-estrutura, que ficará vaga com o desembarque do deputado federal Mauro Mariani.
NOTA DO BLOG
Quem deve estar torcendo pro governador LHS meter o dedão em Balneário Camboriú é o pré-candidato à prefeito pelo PPS, vereador Claudir Maciel, que agregaria prá si sua condição de único opositor ao grupo que há anos comanda o município.
Enquadrando o deputado Piriquito e aliviando a perda política da sua base ao vice Pavan, os dois ficam certamente muito mal na foto, principalmente o deputado que sempre bradou ser ferrenho opositor de Leonel Pavan.
A verdadeira oposição ao grupo de Pavan e associados seria encabeçada apenas pelo vereador Claudir Maciel e demais partidos que já começam a se organizarem neste intento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário