domingo, 2 de março de 2008

NO RIO PPS APÓIA PESQUISA PRÁ DEFINIR NOME DOS PARTIDOS DA ALIANÇA

Gabeira é o nome de PV, PSDB e PPS no Rio de Janeiro

Os três partidos planejam aliança para lançar deputado federal à prefeitura
Intenção é unir forças contra candidata do prefeito Cesar Maia (DEM); representantes das três siglas se reúnem amanhã para negociações


O PSDB, o PPS e o PV articulam aliança no Rio cujo candidato a ser lançado pode ser o deputado federal Fernando Gabeira (PV). Representantes dos três partidos se reúnem amanhã para finalizar as negociações. A intenção é unir forças contra a candidata do prefeito Cesar Maia (DEM), a deputada federal Solange Amaral.Gabeira nem sequer era pré-candidato do PV para o cargo. Alfredo Sirkis, que pretendia ocupar a vaga, estaria disposto a ceder caso Gabeira fosse o nome de consenso.

O deputado diz resistir à escolha. "Prefiro que outro nome seja escolhido para que eu lhe dê apoio."O PSDB tem três pré-candidatos e está longe de uma definição. O deputado federal Otávio Leite, o deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha e a vereadora Andréa Gouvêa Vieira estão na disputa.

O nome de Gabeira agrada ao ex-governador Marcello Alencar, presidente de honra do PSDB do Rio. Ele poderia evitar que fosse obrigado a escolher entre dois políticos de seu grupo: Leite e Corrêa da Rocha. PV e PSDB participaram dos dois primeiros anos do governo Cesar Maia. Leite foi vice-prefeito até o início de 2007. Sirkis foi secretário de Urbanismo.

PPS

O PPS tem como pré-candidata a juíza Denise Frossard (que na foto está com Gabeira). A sigla tem resistência ao nome de Gabeira. Prefere fazer pesquisa com os nomes dos pré-candidatos para fazer a escolha. Frossard, segundo o Datafolha, tem a preferência de 14% a 15% do eleitorado.
A juíza está em empate técnico com o senador Marcelo Crivella (PRB), entre 15% e 17%, e o apresentador e deputado estadual Wagner Montes (PDT), entre 15% a 18%, dependendo do cenário.
A oposição a Maia diz que o prefeito está inflando o nome de Montes para confundir o cenário. O apresentador tem tentado mostrar identificação com o partido e tenta afastar a resistência ao seu nome no "setor ideológico" pedetista.
Ele disputa a candidatura com o deputado estadual Paulo Ramos. Solange Amaral deve ter como vice o deputado federal Leonardo Picciani (PMDB), como parte do acordo entre DEM e PMDB no Rio. O governador Sérgio Cabral, no entanto, tenta emplacar seu secretário de Turismo e Lazer, Eduardo Paes (PMDB), como candidato.
O PT fará prévias no dia 30 e tem três pré-candidatos - o deputado estadual Alessandro Molon, a secretária de Assistência Social do Rio, Benedita da Silva, e o ex-deputado federal Vladimir Palmeira.

Nenhum comentário: