O PPS de Santa Catarina firma-se na vanguarda de estabelecer participação equânime, garantir possibilidade de efetiva participação das mulheres e jovens do PPS e formalizar os mecanismos de organização partidária existentes.
Em histórica reunião da Executiva Estadual do PPS, realizada no dia 17 de setembro ultimo, as lideranças aprovaram diretrizes suplementares para nortear os municípios, e deflagrar o processo Congressual em Santa Catarina.
Em texto oriundo de uma expressão coletiva, centrado nos avanços que revestem a vontade do PPS-SC, e em articulação com diversos atores de grau partidário respeitável e histórico, a Resolução é um marco para as transformações político/culturais no estado.
As lideranças entenderam o quadro dramático enfrentado pelos Partidos Políticos, e ao invés de restringir o envolvimento, preferiram tomar o caminho mais ousado e fortalecedor neste momento, consolidar a participação de gênero e co-auxiliar os jovens do PPS na sua organização.
Partindo do trabalho da JPS, atualmente presidido por Eduardo Assis , teve apoio da ala máster da Juventude, notadamente as figuras de Joao Passos , Alisson Luiz Micoski , ex-presidentes da Juventude, e do suplente de deputado estadual Luciano Formighieri , importante liderança no movimento estudantil do estado na década de 90 e atual pré-candidato a prefeitura de Florianópolis-SC, ficou definido que a obrigação dos Congressos Municipais elegerem, pelo menos, um responsável pela JPS no respectivo município, garantindo ainda, que será eleito entre os jovens, um delegado e um suplente ao Congresso Estadual do PPS-SC.
Quanto às mulheres, o avanço ficou residido ao número de delegados, onde os municípios deverão obedecer a cota por gênero (30% e 70%), sem dúvida, uma inequívoca demonstração da importancia de estabelecermos os mecanismos para buscarmos paridade entre homens e mulheres, e assim, neste momento concerne maior participação das mulheres do PPS nas instâncias de deliberação do Partido. Além disso, igualmente está garantido que cada município que realizar seu Congresso deverá eleger uma mulher que ficará responsável em organizar a Coordenação.
A construção deste importante mecanismo de organização partidária possibilitará o incremento na participação e de que, a partir do Congresso Estadual, sejam efetivamente realizadas as ações necessárias em prol do fortalecimento do PPS, unindo jovens, mulheres e demais formas de organização das pessoas que fazem parte de nosso Partido, um exemplo que certamente deveria ser seguido pelas demais instâncias partidárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário