terça-feira, 20 de abril de 2010

ENCAMINHAMENTOS NA CAPITAL

Em rápida passagem por Florianópolis, o presidente da JPS-SC, Alisson Luiz Micoski encaminhou diversos assuntos. Pela manhã, manteve conversa com o vice-presidente da JPSDB Nacional, Jefferson Fonseca, ambos fazem parte da Coordenação Nacional da Juventude Pró Serra, e definiram uma reunião ampliada com lideranças para a nova fase do núcleo em apoio ao presidenciável do Bloco (PSDB-DEM-PPS).
Os dois líderes ainda conversaram sobre a conjuntura estadual e possíveis coligações, o PSDB terá candidatura ao governo, sendo Leonel Pavan, já Alisson, reforçou o encaminhamento do PPS-SC, que conversará com os postulantes que estiverem alinhados ao nome de José Serra, ponderou que, embora o presidente regional da sigla, dep. federal Fernando Coruja, esteja próximo ao pré-candidato do DEM, senador Raimundo Colombo, lideranças socialistas também estão mantendo contato com o PP, de Esperidião Amin, através do vice-presidente da sigla, vereador Claudir Maciel, e ressaltou que tucanos já começam a se aproximar também, na tentativa de composição. "Nada está fechado, não existe mando de bola, muito menos de campo pois aqui é o PPS, obedecemos o centralismo democrático, e definiremos o que será melhor para todos nós do Partido e pelo bem de Santa Catarina", salientou o dirigente da JPS.

Pela tarde, Micoski, com a companhia do provável sucessor no comando estadual e atual vice-presidente, Eduardo Assis, reuniram-se com o novo presidente da Comissão Provisória da JPS na capital. Keyser, terá de reestruturar a Juventude de Florianópolis. Em encontro realizado no escritório político do pré-candidato ao Senado Federal pelo PPS, professor Wesley Collyer, o novo responsável pelo Orgão de Cooperação disse que a JPS de Florianópolis já definiu como prioritária a agenda estadual, que defende uma das vagas ao Senado seja indicação do PPS.
Na foto, Keyser (esq), Eduardo e Alisson, definem ações para consolidar o nome do Professor Wesley Collyer para a disputa ao Senado Federal.
Eduardo Assis, definiu como estratégica a vinda da Juventude da capital para as ações que consolidem Wesley como candidato da legenda, ressaltando que todo o trabalho até aqui desenvolvido dá condições de Collyer integrar a chapa, ou concorrer como candidato avulso., " em tempos de Ficha Limpa, e um Senado corroído de denúncias, o Partido não pode se furtar de mostrar ao eleitorado quadros compatíveis com sua pregação de decência e ética, além de estarmos 30 segundos de inserções da propaganda eleitoral, divulgando o Partido", concluiu.
Na agenda local, a JPS vai estimular no Partido a discussão sobre o Plano Diretor, e proporá sugestões ao vereador Badeko. O presidente local confia que o PPS, que tem Sergio Grando (ex-prefeito da capital) em seus quadros, e um vereador sensível ao diálogo da coletividade, poderão dar o tom harmônico e propositivo no projeto do Executivo.

Confira os caminhos do projeto até virar lei
Depois de chegar à Câmara de Vereadores de Florianópolis o projeto precisa ser lido numa sessão. No dia seguinte, ele recebe um número.

Depois de numerado, segue para a Procuradoria da Câmara e para a assessoria de engenharia, arquitetura e urbanismo, que devem dar um parecer técnico em 45 dias.

O projeto passa ainda por três comissões ou por uma especial. O presidente da Câmara, Gean Loureiro, ouvirá a opinião dos vereadores.

As três comissões (de Constituição e Justiça, Meio Ambiente e Viação e Obras Públicas e Urbanismo) têm cinco vereadores cada. Cada uma tem 30 dias para dar um parecer. O prazo pode ser prorrogado.

A comissão especial é formada levando em conta o número de vereadores de cada partido na Câmara.
O estatuto da casa exige que seja feita pelo menos uma audiência pública.
Durante a análise das comissões, as emendas podem ser sugeridas e o projeto, alterado.
Concluídos os pareceres pelas comissões, o projeto vai para votação em plenária. São duas votações, com intervalo de 30 dias entre elas. Caso haja apresentação de mudanças durante as votações, volta para a análise nas comissões.

Para ser aprovado, o projeto precisa ter 11 votos favoráveis, de um total de 16. Caso não alcance esse resultado, será rejeitado e arquivado. Se isso acontecer, será preciso ter um novo plano diretor.

Depois das duas votações, há uma terceira plenária para formatação final do texto, encaminhado para a sanção do prefeito. Se sancionado, o projeto vira lei e é publicado no Diário Oficial do município.
Fonte: Alfredo Westphal, assistente legislativo

Como ficou a Comissão Provisória da JPS de Florianópolis:

Presidente: Keyser Braga (contato: 48 9985-5145)

Vice-Presidfente: Elfi Gabriela Fischer

Secretária Geral: Eliane Ávila de Lima

Tesoureiro Geral: Edson Gasparini

Membro: José Mario Batista Tavella

Nenhum comentário: