domingo, 19 de abril de 2009

AN - Nesse início de mandato, a Câmara enfrentou questões polêmicas, como o aluguel dos carros e a reforma administrativa. Houve desgaste?Sandro - Se a gente pedir para trocar a água normal, por água com gás, alguém vai questionar. O que eu pergunto é o seguinte: como é que ninguém nunca viu 20 carros? Os veículos são alugados há seis anos e nunca houve questionamento nenhum.

AN - Foi perseguição?
Sandro - Não sei se foi.

AN - O senhor diria que foi perseguição?
Sandro - Não. Não disse isso. Só que é estranho porque os carros sempre estiveram aí...

AN - O que não significa que seja tarde para questionar....
Sandro - Não sei por que resolveram ver isso agora... (silêncio) É claro que o desgaste existe, até porque a população nunca vai aceitar que o vereador ande pra lá e pra cá de carro alugado.

AN - O que, afinal, foi decidido sobre o aluguel dos carros? Houve recuo? A nova licitação ainda não foi publicada no Jornal do Município.
Sandro - Na verdade, a gente deu a palavra final há dois meses, quando informou que serão alugados 16 carros. E pronto. Os vereadores decidiram que serão 16 carros. E, quem não quiser, vai dizer: "não quero". A questão foi encaminhada para a direção geral, que está tomando as providências para resolver o assunto.

AN - Só que, considerando que o vereador que não se manifestar terá direito ao carro, no final das contas serão 20...
Sandro - Há indícios de que o número será menor. Eu não quero meu carro. O vereador James Schroeder [do PDT] disse que não vai pegar. O vereador Patrício Destro [do DEM] deve dividir o carro com o vereador Cristo [do DEM]. Parece que o vereador [Manoel Francisco]Bento [do PT] também vai desistir [do carro]. Então, fazendo as contas, acredito que vamos manter os 16 veículos. AN - Algum vereador se manifestou, disse que não quer ter carro?Sandro - Ninguém se manifestou ainda. Tanto de situação como de oposição.AN - Hoje a Câmara tem quatro carros alugados?Sandro - Sim. E são usados pelo administrativo, pelo cerimonial, para viagens.

AN - E a presidência tem um a disposição?
Sandro - Eu uso o meu carro. Não estou usando o carro da Câmara. Não tenho e não terei um carro exclusivo para mim. Quando preciso, eventualmente, uso o carro da administração. É raro. Estou usando o meu carro.

AN - O senhor não tem pressa?
Sandro - Quem tem pressa são os vereadores. Eu estou usando o meu carro.

AN - Há muita cobrança?
Sandro - Claro. O vereador Osmari Fritz [do PMDB] é um que me cobra sempre. Só que o processo licitatório não é tão simples assim.

AN - Será que não está provado que é desnecessário alugar os carros? Os vereadores estão há pelo menos quatro meses sem os veículos.
Sandro - É. Tem essa questão. Se sobrevive. Mas os vereadores estão pedindo. Não vão para a imprensa reclamar, mas a pressão pelos carros continua.

AN - E quando o assunto será encerrado?
Sandro - Assinei o edital ontem [13 de abril]. Agora é com os vereadores.

Nenhum comentário: