sábado, 12 de julho de 2008

MENOS ACIDENTES

Lei da tolerância zero ao álcool reduz acidentes de trânsito
Ministério da Saúde diz que número de atendimentos caiu, em média, 24% em 14 unidades do Samu
O Ministério da Saúde divulgou os primeiros números oficiais sobre os efeitos da lei da tolerância zero ao álcool nos acidentes de trânsito. O rigor na fiscalização já produziu resultados, segundo informações do Jornal Nacional. No Distrito Federal, o número de atendimentos diários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), caiu 40% desde o início da lei.
Essa mudança não foi registrada só no Distrito Federal. O levantamento do Ministério da Saúde revela que, com menos de um mês de existência, a nova lei já reduziu as operações de resgate em boa parte do país. O número de atendimentos caiu, em média, 24% em 14 unidades do Samu. A maior redução foi registrada em Niterói, no Rio de Janeiro. — Bastante alentador saber que a lei seca produziu esse impacto, porque, para nós, é importante não só salvar vidas, mas evitar que as pessoas se envolvam em acidentes que coloquem a vida em risco — declarou Maria Juraci de Andrade Dutra, coordenadora do Samu de Niterói. — Significa 200, 300 mil pessoas a menos com lesões de gravidade.
Significa economia de recursos hospitalares e de reabilitação e de manutenção da capacidade produtiva dessas pessoas em prol da sociedade brasileira — declarou Cloer Vescia Alves, coordenador-geral de urgência do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário: