segunda-feira, 23 de junho de 2008

PODEROSOS DENTRO DE ITAJAÍ


Nada menos que 250 policiais federais e 33 auditores fiscais da Receita Federal foram mobilizados na operação Influenza para prender 24 integrantes da megaquadrilha de colarinho branco. Os criminosos foram presos em Itajaí, Balneário Camboriú, Florianópolis, Itapema, Blumenau, Gaspar e Joinville. Também ocorreram prisões em Sampa.

Os mentores da quadrilha, Wilson Rebelo e Chico Ramos, foram presos em suas casas. Wilson, que já foi preso quando era superintendente do porto de Itajaí, tá tão escolado que não precisou nem ser levado pro camburão. Assim que os federas chegaram em seu apê, no chique Chateau Versailles, na rua Lauro Muller, no centro peixeiro, ele já desceu as escadinhas e seguiu direto pra porta dos fundos do camburão dos homidalei. O empresário Chico Ramos sambou no fléti onde mora, no bairro Itaim, em São Paulo.
Nos corredores da prefeitura
Normélio Weber, secretário de comunicação da prefa peixeira, foi preso no paço municipal. O assessor de imprensa do porto, Fiu Saldanha, recebeu o bom dia dos sorridentes policiais federais em sua casa, no bairro Ressacada, em Itajaí.
O delegado da Receita Federal, Jackson Corbari, foi grampeado em Porto Alegre. O ex-capo da PF peixeira, Miguel Murad Varella, viu a casa cair no centro de Balneário, onde mora com a família.
O empresário Luiz Carlos Mendes, o Calinho do Posto, foi güentado no edifício Ômega, no centro peixeiro. Ele é dono da empresas Transkalinho, responsável pelo transporte de contêineres, dentro do porto. O filho do ex-superintendente, Wilson Rebelo Júnior, chegou a trabalhar por algum tempo na Transkalinho.
Provas recolhidas
Além das 24 prisões, os federas guentaram tudo que tinham direito: computadores, arquivos, pastas, notas fiscais, contratos etc. Durante toda a manhã de ontem, as salas da secretaria Municipal de Comunicação e escritórios do prédio da administração do porto e da Teconvi foram interditados para o recolhimento das provas.
27 carangos aprendidos
Computadores, documentos, recibos e até papel de bala não passaram batido pelos tiras. Além da papelada, 27 carros luxuosos foram guentados. Entre eles, possantes da marca BMW, Land Rover, Toyota e New Beatle, que é novo fusquinha.
Para se ter uma idéia da grana que esse povo tava movimentando, os três carros apreendidos do empresário Chico Ramos estão avaliados em 800 mil reales. São eles: um Audi Q7, BMW 750I e uma BMW M3.
A suspeita é que as carangas tenham sido compradas com dinheiro sujo. Outra situação que chamou a atenção da PF foi o fato da caminhonete Toyota Hilux apreendida com Rebelo estar no nome do advogado Gaspar Laus, que é o atual chefão-mor do porto de Itajaí.
Todos os presos foram levados para a superintendência da PF em Floripa, onde prestaram depoimentos, foram fichados e engaiolados. Os presos com curso superior ficarão na carceragem da PF, na Beira Mar, do ladinho da casa do governador Luiz Henrique da Silveira. Os outros serão encaminhados para os superlotados cadeiões catarinenses.

Nenhum comentário: