Das dezesseis notas fiscais que a Gazeta teve acesso, três delas são de Santa Catarina. Visitamos algumas delas para confirmar a veracidade. No entanto, o que se encontrou foi indício claro de fraude – nos endereços não existem as empresas (veja quadro abaixo).
CASO A CASO – AS EMPRESAS
FSR Consultoria Na FSR Consultoria e Treinamento LTDA EPP, que teria sede na avenida Rio Branco, 404, sala 803, como indicava a nota fiscal, a proprietária da sala afirma categoricamente a inexistência da empresa. “Comprei essa sala na inauguração do prédio, isso faz dezesseis anos, nunca teve essa empresa FSR aqui”. O prédio tem duas torres, fomos então a outra sala 803. Lá funciona a Zig Filmes. Segundo funcionários afirmaram em conversa gravada, tanto da produção como da contabilidade da empresa, ali nunca funcionou outra empresa que não a Zig.
NGL Produções Outra empresa que não existe no endereço sugerido pela nota fiscal é a NGL Produções e Consultoria. Esta ficaria no bairro Saco dos Limões, em Florianópolis. No endereço há uma residência (acima), no quintal apenas uns quinze cães, e duas moradoras. Uma delas é incisiva ao afirmar que ali nunca funcionou nenhuma empresa.
Cromo comércio Já na Cromo Comércio e Serviços, cuja sede seria no bairro Picada do Norte, em São José, na Grande Florianópolis, a empresa realmente existiu no local. Hoje, no entanto, no fundo do quintal de uma residência, há uma fabriqueta de placas e faixas. Em conversa com o proprietário, identificado como Ricardo, a desculpa para a nota fiscal é dúbia. “Até fizemos algumas placas para a DPM, mas era para o estacionamento da empresa, só isso. Quanto a essa de R$ 5 mil, pode ter sido quando emprestei os blocos para meu sócio na época, mas não lembro de nada envolvendo a DPM”. Ricardo justificou ainda que “os blocos foram extraviados” e afirmou não ter mais contato com o contador.
Foco Imagem Serviços A empresa Foco Imagem Serviços a Produção de Computação Gráfica e Comunicação Ltda ME, consta na Receita Federal como sendo uma empresa de motocicletas “Street Motos Comércio de Motos, Veículos e Acessórios Ltda”. Segundo um dos sócios, que se identificou como Alberto, a empresa de imagens realmente existiu. “Um sócio vendeu para outro, hoje meu sócio Marcos que era da época, já comprou a empresa de outro dono”. A empresa parece misteriosa, pelo menos é que da para entender na conversa com Alberto. Questionado sobre o nome do atual sócio na empresa de motos o rapaz dá nítida impressão de enrolação: “Ele pelo menos diz que o nome dele é Marcos, mas nunca vi documentos dele”.
Ideal Line A empresa Ideal Line, na duplicata arrolada no processo, consta como “Serviços a produção de composição gráfica e imagens”. No entanto, o CGC na Receita Federal consta como empresa de “Assessoria Empresarial”. Em consulta junto a Telefônica de São Paulo, cidade sede da empresa, o telefonema foi atendido por um porteiro chamado Luiz, que disse “Aqui tem oito salas, e nenhuma empresa com esse nome, nunca vi nada aqui do gênero”.
Huth Publicidade A empresa que teria sede em Joinville consta como endereço a rua Mário Lobo, 106, sala 45, ou seja, Shopping Cidade das Flores. No local funciona uma loja com nome totalmente diferente de Huth Publicidade Ltda, e segundo a proprietária, naquele endereço ela trabalha a sete anos, e nunca viu nada de publicidade no local. A nota fiscal, no entanto foi emitida em abril de 2005. A proprietária da loja no Shopping garante que “nunca funcionou ali empresa de publicidade, pelos menos nos últimos sete anos”.
Publicidade Miramare A empresa 2020 Publicidade Miramare Ltda, em Mafra, simplesmente não consta na Receita Federal. O CEP indicado também não existe. Na nota fiscal não há telefone da empresa. A gráfica que consta como responsável pela impressão das notas também usa telefone e CNPJ inexistentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário