quarta-feira, 12 de setembro de 2007

PF DEVE ENTREGAR RELATÓRIO DA OPERAÇÃO MOEDA VERDE ATÉ 1º DE OUTUBRO

A delegada federal Júlia Vergara deve entregar até 1º de outubro ao Ministério Público Federal (MPF) o relatório final do inquérito da Operação Moeda Verde. A assessoria de imprensa da Polícia Federal não informou se Vergara pretende usar todo prazo que dispõe ou entregar o inquérito antes.

Ao todo, 86 pessoas prestaram declarações à Polícia Federal (PF) como indiciados ou testemunhas desde o dia 5 de maio, quando a operação foi deflagrada. No relatório, Vergara vai indiciar as pessoas que julgar autoras de algum tipo de crime.

O Ministério Público Federal deve analisar as provas recolhidas pela PF e denunciar ou não os acusados. Os procuradores também podem pedir o aprofundamento das investigações.

Depois desta fase, o inquérito segue para a Vara Federal Ambiental, onde a denúncia pode ser recebida ou não. Sendo aceita, os eventuais indiciados passam à condição de réus em ação penal e vão a julgamento pela Justiça Federal.

Qualquer que seja o resultado do julgamento, cabe recurso ao Tribunal Regional Federal e depois aos tribunais superiores, em Brasília.

Além do resultado do inquérito, também é aguardado o julgamento do pedido de exceção de suspeição formulado pela força-tarefa do Ministério Público Federal contra o juiz Zenildo Bodnar, responsável pelas ordens de prisão dos 22 suspeitos.

Se o desembargador Luiz Fernando Wowk Penteado decidir que Bodnar é suspeito para atuar na Operação Moeda Verde, toda a investigação pode ser anulada, pois as autorizações para a Polícia Federal realizar escutas telefônicas e pedidos de prisão e busca e apreensão poderão ser contestados pelos advogados dos acusados

Nenhum comentário: