terça-feira, 10 de julho de 2007

SÍMBOLO DA IMPUNIDADE


Pobre dos egípcios.
Não imaginavam que ao misturar farinha com água há seis mil anos criariam a base de um alimento que no Brasil viraria sinônimo de impunidade, de má-digestão. Pobre dos gregos. Tiveram a brilhante idéia de fazer uma massa à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico que era assada em forma de tijolinhos quentes. E acharam que jamais alguém teria a malícia, a ousadia de manchar a reputação de um alimento tão nobre.
Que meigos, egípcios e gregos. Um deles é o pai da massa que ao aportar na península da Etrúria seria acrescida de ervas regionais e azeite de oliva pelos italianos e se transformaria na pizza de hoje. Claro, ninguém pôde prever que um país chamado Brasil surgiria e que o famoso alimento à base de farinha de trigo e água seria mal-visto por conta de políticos sem a menor vergonha na cara.
Bem antes de chegar à Itália, babilônios e hebreus em seus fornos rústicos há cinco mil anos assavam uma massa chamada de "Pão de Abraão". Três séculos antes de Cristo, fenícios costumavam saborear o pão incrementado com cebola e carne. Turcos muçulmanos, na Idade Média, passaram a incluir o alimento em sua dieta. E por influência deles, durante as cruzadas, a massa da pizza chegou aos italianos pelo porto de Nápoles.
Dobrada em forma de sanduíche, a pizza era devorada quase sempre por pobres do sul da Itália. Os tomates trazidos pelos conquistadores espanhóis logo viraram ingredientes da pizza. O formato redondo se tornou uma característica quando vendedores ambulantes de Nápolis começaram a anunciar um novo alimento, o "picea". Uma massa à base de farinha de trigo assada em forma de disco e servida com ingredientes baratos, quase sempre queijo e peixe-frito.
Há dois séculos pelo Porto de Santos a receita da pizza chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos. A primeira cantina foi instalada no bairro paulista do Brás, ali pelos idos dos anos 20. Bem antes da inauguração da lanchonete que fica no andar térreo do Senado Federal em Brasília e que serve fatias de pizza a R$ 1,50. Se disser que é parlamentar leva de graça.
Por Gustavo Noblat

Nenhum comentário: