A Emenda Substitutiva Global garante que o paciente com neoplasia maligna receba gratuitamente todos os procedimentos necessários pelo SUS. A pessoa que for diagnosticada com a doença deverá terá direito a tratamento público em, no máximo, 60 dias ou em prazo menor conforme a necessidade terapêutica. Ainda segundo a proposta, os pacientes que apresentarem dores causadas pelo câncer deverão receber gratuitamente os medicamentos apropriados.
Segundo Carmen Zanotto, a incidência do câncer tem crescido progressivamente no Brasil. Para ela, a doença demanda atenção, tratamentos prolongados e acompanhamento adequado. A deputada afirma que a complexidade no atendimento do paciente com câncer exige uma rede de assistência articulada e uma regulação efetiva por parte do poder público.
“A aprovação ocorrida hoje representa uma grande vitória para todo o Brasil e principalmente para aqueles que precisam de tratamento rápido contra essa doença. Garantimos aqui respeito e eficiência no combate a neoplasia maligna. A proposta ainda precisa ser aprovada pelo Senado, mas tenho certeza que teremos total apoio de todos os parlamentares da mesma forma que tivemos aqui”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário