sábado, 31 de outubro de 2009

NO DIÁRIO CATARINENSE


ARTIGO
A educação moderna, por Sérgio Grando*
Nos dias de hoje é imprescindível ter uma formação superior para o melhor desempenho profissional. A procura pela modalidade de ensino a distância se deve ao concorrido espaço no mercado de trabalho, aliado ao curto espaço de tempo para se deslocar até uma instituição de ensino superior. Atualmente em Santa Catarina, mais de 30 mil alunos estão matriculados em cursos de ensino à distância ou semipresencial. Em nosso país, já são aproximadamente 1 milhão. Educação à distância não é um fast-food em que o aluno se serve de algo pronto. É uma prática que permite um equilíbrio entre as necessidades individuais e as do grupo. Nessa perspectiva, é possível avançar rapidamente, trocar experiências, esclarecer dúvidas e inferir resultados.
As formas de EAD são as mais distintas, alguns são semipresenciais, com aulas em polos toda semana, outros são com teleconferência, outros totalmente via internet, ou seja, são variados, mas praticamente todos autorizados pelo MEC. O processo de mudança na educação à distância não é uniforme nem fácil. As transformações acontecem aos poucos, em todos os níveis e modalidades. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. É difícil modificar padrões adquiridos das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação.
Por isso, é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação e à mediação de professores preparados para a sua utilização inovadora e contemplar estes alunos dispostos a uma educação moderna e atualizada.
* Deputado estadual (PPS)

Nenhum comentário: