domingo, 27 de setembro de 2009

Movimento pró emancipação

Em emocionante discurso, Dércio Knop relembrou os atos que culminaram com a emancipação política de Iporã do Oeste, e o resgate da luta para que diversos distritos catarinenes hoje pudessem ter orgulho de ser municípios. Enaltecendo e fazendo algumas resumidas considerações a respeito do hercúleo trabalho desenvolvido pela Comissão Emancipacionista e por todos os habitantes do então Distrito, começou a contar que o sonho da emancipação já era antigo, em 06 de novembro de 1984 a Comunidade se reunia para escolher a primeira Comissão Pró-Emancipação.
"Para não me tornar enfadonho deixo de enumerar aqui o trabalho dedicado de todas as lideranças na construção do processo de Emancipação que, após a sua apresentação serviu de modelo para mais de uma dezena de Distritos que também buscavam a sua Emancipação", reembrou Knop.
Em 03 / 04 / 1987, quando o abaixo assinado pleiteando a Emancipação, foi formalmente entregue à Assembléia Legislativa a Comissão Emancipacionista.
No período de 1967 a 1988 (21 anos), foram criados em Santa Catarina apenas os Municípios de Correia Pinto e Otacílio Costa, porque a Legislação Federal literalmente impedia a Emancipação de qualquer Distrito pelas Exigências descabidas como por exemplo a comprovação de renda superior a 5 milésimos da arrecadação Estadual e outros absurdos.

Nenhum comentário: