sexta-feira, 25 de setembro de 2009

APENAS PARA 2012

PEC dos Vereadores: suplentes não poderão assumir novas vagas nesta legislatura
Claudimar Barbosa da Silva*
A imprensa tem noticiado de forma bastante enfática a pressão exercida por suplentes de vereadores de todo o país sobre deputados e senadores para a aprovação da proposta de emenda constitucional que altera a composição das câmaras municipais, aumentando em mais de 7 mil o número de vereadores que integram as casas legislativas dos municípios, a chamada PEC dos Vereadores, afinal aprovada e
promulgada na última quarta-feira (23).
Em muitos casos, chega-se até a indicar quem seriam os novos vereadores, ou seja, aqueles suplentes que seriam convocados a assumir as novas vagas, imediatamente após a promulgação da emenda constitucional, que mais corretamente poderia ser denominada PEC dos Suplentes de Vereadores.
Mas, a esperança nos aspirantes à nobreza edilícia ficará, com certeza, lançada muito mais à frente, ou seja, para as próximas eleições municipais, a serem realizadas em 7 de outubro de 2012. Ou seja, não adianta alimentar a expectativa de se ver suplente transformado em vereador e tomando posse no curso da atual legislatura, somente como consequência da aprovação da mencionada PEC. Isto não vai ocorrer.

Um comentário:

Luiz Filipe Goldfeder Reinecke disse...

Companheiros,

Fazia tempo que não via uma movimentação política, ou melhor, de políticos, como foi a aprovação da PEC dos Vereadores.

Estes atos só trazem maior descrença á população pela forma como foi, parecia que tinham ganho a Copa do Mundo. A esperança era tão grande pela vaga na nobreza municipal que eles esqueceram que a lei não poderia retroagir.

um forte abraço,

Lipe Reinecke"
Presidente JPS-BC