terça-feira, 14 de julho de 2009

Coluna Pelo Estado

Incentivos à aviação regional em SC

Dos R$ 62,5 milhões liberados ontem pelo governo federal para construção, reforma e ampliação de aeroportos em 24 municípios de 18 estados, Santa Catarina vai receber recursos para os equipamentos de Correia Pinto, São Joaquim e Chapecó. Os convênios para o repasse da verba do Orçamento da União exigem contrapartida dos estados de até 30% e serão assinados até setembro. As obras também dependem de autorização da Anac. O presidente Lula, quando participou da abertura da reunião do Conselho Mundial de Turismo (WTTC) na Capital, havia antecipado a intenção de, finalmente, implantar uma rede confiável e eficaz de aviação regional no País. Para o que pediu a ajuda do governador LHS. Pois, em paralelo, o governador catarinense anunciou em Criciúma esta semana, a propósito das negociações para que a empresa Trip passe a operar no Aeroporto Diomício Freitas uma linha regular para São Paulo, que o Estado vai estudar a redução do ICMS sobre o combustível para incentivar as operadoras desses voos regionais. Quem sabe pelos ares, não só os fluxos de lazer e negócios, mas também a movimentação de cargas em SC consiga literalmente passar por cima dos gargalos logísticos, agravados mais pela burocracia do que pela falta de recursos, que afetam a malha rodoviária e o complexo portuário.

Posição definida

Vânio dos Santos vai disputar a deputado federal em 2010. Decidiu depois de 13 plenárias no Estado, a última na Capital, no sábado, com mais de 150 participantes. De acordo com o superintendente nacional da Caixa, que hoje é suplente da bancada estadual do PT, pesou na escolha a polarização do cenário na disputa presidencial. “Resolvemos que é importante uma base do PT maior na Câmara dos Deputados. Hoje temos dificuldades para aprovar algumas pautas porque não temos maioria, e volta e meia somos achacados com pedidos de cargos e emendas. Precisamos fortalecer a PT nacional.” Sobre as mesmas dificuldades no Senado, com o PMDB, naturalmente, a expressão da líder Ideli Salvatti é auto-explicativa. Ontem, aliás, a senadora ficou entre os suplentes do Conselho de Ética, com a missão quase impossível de blindar José Sarney. Quem diria.

(frase):

“Tenho vergonha. Estou pensando em ir para casa” _ senador Pedro Simon (PMDB-RS), ao defender a renúncia do presidente do Senado, José Sarney. O caso, concordou Cristovam Buarque (PDT-DF), já nem é mais de licença, mas de renúncia e, se não ocorrer, de cassação.

Mídia

O presidente do PMDB, Eduardo Pinho Moreira, que faz aniversário hoje, abriu ontem a série de conversas do trade da comunicação com os pré-candidatos ao governo do Estado. O diretor da Central de Comunicação Osmar Schlindwein estava lá, representando a ADI-SC. Moreira disse que acaba de começar o segundo circuito por todos os 293 municípios catarinenses para reafirmar sua condição de candidato a governador pelo PMDB e que, se eleito, pretende manter a política de descentralização dos recursos de comunicação do atual governo.

Recesso

O presidente da Alesc, Jorginho Mello (PSDB), faz balanço do semestre, antes que o Palácio Barriga Verde entre em recesso. O tucano festeja aniversário hoje.

Consenso

Ademir Arnon, reeleito presidente da Associação Catarinense de Imprensa em chapa de consenso, toma posse para o novo biênio em 29 de agosto.

Desencontros

Nunca foi das melhores a relação de Eduardo Pinho Moreira com Ronério Heiderscheidt. A saber se hoje, quando o PMDB comemora com um jantar os 43 anos de fundação em Palhoça, ambos vão se encontrar. Presidente da Fecam, Ronério teria de voltar de Brasília para a função organizada pelo diretório municipal. À Coluna Pelo Estado, o prefeito avaliou que, no final das contas, a queda de Moreira da Celesc pode ser positiva. “Com este desligamento, e não interessa da forma que foi, o presidente vai ter mais tempo para cuidar do partido e pode ter um crescimento na sua viabilidade eleitoral”, estimou o prefeito.

Quarta, 15

Na rede mundial de computadores, hoje às 15h, o movimento #Fora Sarney faz uma passeata virtual. Blogueiros e tuiteiros que aderirem vão, durante um hora, estampar selos e banners que pedem a saída do presidente do Senado. E enviar mensagens eletrônicas para o Congresso.

Cada uma

A companhia aérea Pet Airways fez ontem sua primeira viagem no Estado de Nova York. São voos exclusivos para cachorros e gatos.

Só na volta

Sem consenso entre as bancadas, o projeto que cria o piso salarial em SC será apreciado depois do recesso, em agosto. Frustração para as centrais sindicais que esperavam urgência, aponta o líder do PT, Dirceu Dresch. Alívio para a Confederação as Entidades Empresariais que é contra.

Pedágio

Moradores do lado sul de Palhoça serão cadastrados e deixarão de pagar o pedágio da BR-101, informa a senadora Ideli Salvatti, depois de reunião ontem com a ANTT, em que também foi assegurada a construção da ponte no acesso alternativo. Fica faltando solução apenas para moradores do Sul do Estado, prejudicados com a cobrança antes da conclusão das obras.

Adriana Baldissarelli/Florianópolis com Ricardo Wegrzynovski/Brasília

Nenhum comentário: