terça-feira, 14 de julho de 2009

Coluna pelo Estado

Passeata virtual depois do recesso
O Planalto, por meio do ministro das Relações Institucionais, José Múcio, avalia que a crise política do Senado está em processo de superação, a partir da anulação dos 663 atos secretos pelo presidente da Casa, José Sarney. Sobre a CPI da Petrobras, Múcio limitou-se a dizer que terá de ser instalada, por ser uma determinação do Senado, e que o governo vai respeitá-la. Naturalmente, o governo conta com o recesso para esfriar os ânimos. Assim como o Senado. Devem ser surpreendidos no retorno, já que também o movimento #Fora Sarney na Internet aproveitará o período para acumular adesões. Os internautas preparam além de um volumoso abaixo-assinado eletrônico, uma enxurrada de emails ao Congresso e uma passeata virtual em agosto. Se ainda é baixo o número de políticos que frequenta a rede social twitter – dos 81 senadores apenas 16, incluindo o catarinense Raimundo Colombo (DEM), operam no microblog que virou a forma mais dinâmica de atualizar informações _ é cada vez maior o número de cidadãos que confia nas teclas para manifestar sua opinião. E nem precisa esperar quatro anos
De frente
Secretário Antonio Gavazzoni anunciou ontem uma cruzada contra a sonegação fiscal no setor de combustíveis, responsável por 20% _ e poderia chegar a 25% _ da arrecadação estadual. De 1,8 mil postos que tiveram seus cadastros depurados pelo Fisco, 200 apresentaram irregularidades. Duas grandes distribuidoras estão com atuação restrita e controlada. “Os bons empresários do setor pedem que o Estado seja mais eficiente na fiscalização. Estamos investindo recursos e pessoal para combater de frente este crime.” Inclusive os sindicatos patronais são parceiros, informou Gavazzoni, na tentativa de combater quadrilhas que vêm adquirindo postos em SC para lavar dinheiro e realizar fraudes. “Quem quiser infringir a lei vai bater de frente com o Estado inteiro”, disse Gavazzoni sobre agressões de que tem sido vítimas os fiscais da Fazenda.
Marcha prefeito
O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, lembrou ontem à delegação dos municípios do Extremo Sul Catarinense que, há 10 anos, a marcha de prefeitos era recebida pela tropa de choque da PM em Brasília. Com os ganhos como no aumento do repasse no FPM, a movimentação que começa hoje em Brasília tem um viés bem mais de qualificação do que de reivindicação.
Pires na mão
Como quem volta para casa, o prefeito da maior cidade catarinense, Carlito Merss (PT), peregrinou ontem por Brasília. No Salão Verde da Câmara dos Deputados, local de encontros e entrevistas, chegou a brincar “estou de pires na mão, mas tem que ser assim para que as coisas aconteçam com mais agilidade”. Esteve em 13 ministérios. Com Paulo Bernardo, do Planejamento, tratou de emenda coletiva de R$ 20 milhões para construção de unidades de pronto atendimento de saúde, aprovada no Orçamento da União quando ainda era deputado.
Reconstrução
Única mulher entre as autoridades, a deputada licenciada Ana Paula Lima (PT) fez um apelo ao governador LHS, durante solenidade de assinatura de convênio, sábado, em Ilhota, para que haja maior agilidade nas obras da reconstrução do Vale do Itajaí e na construção das casas para os atingidos. Ana Paula tem percorrido os lugares e conversado com os prefeitos que são unânimes ao reclamar da morosidade de algumas obras de infraestrutura.
Em vezes
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado analisa hoje a proposta do senador Raimundo Colombo (DEM) para parcelamento do imposto de renda para pessoa física. Em até nove meses com vencimento no último dia do mês, sem juros ou correção. Acha que é o mínimo que pode ser feito já que o contribuinte brasileiro enfrenta uma das maiores cargas tributárias do mundo, perto de 36% do PIB. “O projeto pretende aliviar a vida do contribuinte”, aponta.
Piso salarial
Os líderes das centrais sindicais e federações de trabalhadores vão entregar as 50 mil assinaturas recolhidas em favor da implantação de um Piso Estadual de Salário em SC, hoje, na Alesc. A campanha foi lançada em março para pressionar a base governista a viabilizar um projeto de iniciativa popular. Como o governo felizmente assumiu a autoria, explica o líder do PT, Dirceu Dresch, o ato será praticamente simbólico, mas servirá para que os deputados aprovem com brevidade a matéria.
Novo perfil
Às vésperas de completar um ano com o cadastramento on line, o Instituto Voluntários em Ação alcançou a inscrição de número 10 mil entre novos voluntários. Além de acessar a organização pela Internet (www.voluntariosonlinde.org.br), 3,2 mil destas novas oportunidades de voluntariado também são exercidas pela rede mundial de computadores. Dos novos inscritos, 84% tem entre 16 e 40 anos, 98% trabalham ou estudam, 76% tem escolaridade superior cursando ou finalizado, 66,25% são mulheres e 54,03% têm a primeira experiência no voluntariado. Perfil jovem e qualificado que tem mudado o terceiro setor.
Longe ainda
Apesar de novas simplificações anunciadas ontem pela Receita, a formalização de microempreendedores individuais até o momento segue possível apenas do Distrito Federal. SP, Rio e Minas entrarão no rol no dia 24 de julho. Santa Catarina nem apareceu na lista ainda.
Adriana Baldissarelli/Florianópolis com Ricardo Wegrzynovski/Brasília

Nenhum comentário: