quarta-feira, 15 de julho de 2009

30 anos de Reconstrução da UNE

“A União Nacional dos Estudantes – UNE, deve ser independente e subordinada única e exclusivamente aos estudantes brasileiros”, trecho da carta lida por JOSÉ SERRA, no Congresso de Reconstrução da UNE em maio de 1979.

Hoje, 15, pela manhã ocorreu no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, uma Sessão Solene em homenagem aos 30 anos de reconstrução da UNE. Sempre com o discurso eloqüente das históricas bandeiras da UNE, que ficaram no passado e que estariam melhor num museu ou quem sabe juntamente com o acervo presidencial mantido pela Fundação José Sarney, visto que a UNE vendeu sua história e sua biografia por alguns milhões para o Governo Lula.

As intervenções nesta sessão dos parlamentares teve um momento irônico, quando o Deputado José Genuíno (aquele dos dólares na cueca), solicitou um aparte à Deputada Manoela D’Avila com o seguinte argumento: “VAMOS COMETER UMA ILEGALIDADE”... e continuou com um repulsivo discurso enaltecendo as ações do governo Lula, parecia mais um comício da Dilma do que uma homenagem a uma entidade que muito orgulhou o Brasil e os estudantes deste país. Mas infelizmente a UNE se tornou nada mais nada menos um braço do Governo Lula, e em nada nos surpreenderíamos se no Congresso desta entidade, que se realiza neste final de semana na capital federal, os “estudantes" lá presentes defendessem com unhas e dentes o presidente do Senado José Sarney, visto que a ordem do Palácio do Planalto e de blindar a todo custo o presidente do Senado.

A UNE que já foi nossa força e nossa voz hoje é a voz do Lula, boca alugada do Palácio do Planalto.

A JPS de Santa Catarina respeita a UNE e sua história passada, mas condena energicamente sua história recente e sua postura vil. E por isso tirou a deliberação de não participar deste congresso porque não vamos aplaudir o Governo Lula, não vamos aplaudir José Sarney, não vamos aplaudir as falcatruas e a corrupção nos poderes públicos.

Acreditamos que a UNE deveria neste momento estar na rua defendendo o FORA SARNEY, combatendo a corrupção e exigindo a moralidade no Congresso Nacional.

A JPS SC vai nesta direção, e por isso acreditamos que fazer o Congresso da JPS simultaneamente com o Congresso da UNE é uma estupidez inominável, pois o mesmo vai ser engolido pelo Congresso da UNE que vai ser apenas um gigantesco palanque para a Dilma Rousseff.

A JPS/SC não apóia o Palácio do Planalto de maneira alguma, bem como não temos medo ou receio algum de afirmar isto. A JPS de Santa Catarina vai priorizar o fortalecimento do BDR, em âmbito das Juventudes dos três partidos e dos próprios partidos deste Bloco, pois o papel da Juventude do PPS é debater e formular política, é construir uma alternativa à bandalheira que toma conta do país, e principalmente não servir de massa de manobra de absolutamente ninguém. Muito menos dos serviçais do Planalto central.

Nenhum comentário: