domingo, 8 de março de 2009

JPS DE ITAJAÍ COBRA PROVIDÊNCIAS DAS AUTORIDADES DA EDUCAÇÃO

NOTA PÚBLICA

A Juventude Popular Socialista de Itajaí, órgão de cooperação do Partido Popular Socialista (PPS), vem a publico se solidarizar com os alunos da Escola Estadual Nereu Ramos, pela manifestação no dia de ontem, onde foi reclamada a falta de ventiladores no estabelecimento de ensino.

A escola encontra-se em obras há mais de dois anos, faltando ainda à construção dos muros e do pátio externo, porém as salas de aula recém inauguradas não possuem ventilador nem tampouco ar-condicionado, regalia esta somente encontrada na sala da direção.
É de conhecimento de todos o calor que estamos vivenciando neste período, sendo assim com as salas abarrotadas de alunos (valendo citar que as mesmas encontra-se em desconformidade com a lei que permite o Maximo de 10% de excesso de alunos por sala) o calor torna-se insuportável, ocasionando alguns desmaios e casos de náuseas e pressão baixa.
Ao procurar a direção da escola foi comunicado aos alunos que os ventiladores não fazem parte do projeto original, sendo que a instalação dos aparelhos devem ser licitados em breve, ainda o diretor solicitou aos alunos que tragam os ventiladores de casa para evitar qualquer mal estar. No mesmo sentindo da incompetência e do descaso a diretora da secretaria regional alega que jamais foi reclamada a instalação dos aparelhos, portanto não poderia adivinhar o mal estar dos alunos.
Diante deste quadro vergonhoso ao ensino catarinense e de nossa cidade esta entidade vem a publico repudiar a secretaria regional e direção da escola, assim como requerer a instalação imediata dos aparelhos.
Solicitamos ainda a intervenção da promotoria da infância e juventude assim como do conselho tutelar para garantir a integridade física dos alunos, como também do acesso ao ensino. Pedimos gentilmente que a promotoria intervenha imediatamente chamando o judiciário ao caso para que o mesmo garanta o direito tutelado aos estudantes.
Conclamamos ainda que as entidades de representação estudantil (UMES-UCES-UBES) e a Secretaria da Criança e do Adolescente para que venha a publico cobrar das autoridades competentes a devida ação por parte deles.
A JPS encaminhou oficio ao deputado estadual Prof. Grando para que o mesmo indique em caráter de urgência as instalações dos ventiladores e faça contato com o secretario de Educação, o Sr. Paulo Bauer cobrando do mesmo a devida providência. Neste mesmo sentido será encaminhado oficio ao presidente da Câmara Municipal.

Finalizamos ressaltando a indignação desta entidade sobre o descaso com o ensino e o bem estar dos estudantes do colégio estadual Nereu Ramos e esperamos que a solução deste seja requerida por todos e solucionada por quem de direito.


Itajaí (SC), 06 de Março de 2008.

Eduardo Assis
Presidente da JPS de Itajaí
“Juventude atuante e democrática”

Nenhum comentário: