quinta-feira, 29 de maio de 2008

OS MÉRITOS DO ODACIR


O ex-ministro dos Transportes, Odacir Klein, recebeu a mais importante condecoração catarinense num gesto carregado de gentilezas.
O governador e várias outras autoridades catarinenses foram até o município gaúcho de Erebango (terra natal do homenageado) para entregar-lhe, na segunda-feira, a medalha Anita Garibaldi. Agora Klein está ao lado de Ulysses Guimarães, os dois únicos não catarinenses a receberem a honraria.

O governo catarinense fez vistas grossas aos episódios controversos, nebulosos e peculiares que marcaram a vida pública e privada do ex-ministro e premiou-o por algumas medidas que teria tomado em favor de Santa Catarina, como a municipalização do porto de Itajaí, em 95 e 96.
LHS, porém, no seu discurso, disse que “a maior construção de Odacir Klein é ele próprio, tendo sua vida baseada em ética e dignidade”.
Ora, o episódio que o derrubou do ministério não é coisa lá muito digna: o ministro estava no carro que seu filho dirigia quando atropelou um servente de pedreiro, em Brasília, e fugiu sem prestar socorro. A vítima morreu com o cérebro esfacelado. Ministro responsável, entre outros, pelo programa de redução de acidentes, Klein teve que pedir demissão dois ou três dias depois do acidente.[Para ler o que a IstoÉ de 14 de agosto de 1996 publicou sobre o caso, clique aqui]

E a reportagem com que Renan Antunes de Oliveira ganhou o Prêmio Esso de 2004, contando a morte do outro filho de Odacir (caiu da janela do apartamento onde estavam os dois, sozinhos) não o deixa muito confortável, como modelo a ser homenageado.[Para ler a reportagem do Renan, clique aqui]
Cezar Valente

Nenhum comentário: