Dia mundial da juventude requer reflexão sobre índice de mortalidade, alerta Carmen Zanotto
Por ocasião do Dia Mundial da Juventude, celebrado amanhã, quarta-feira (30), a deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC) disse em pronunciamento que faria homenagem aos jovens por meio de uma reflexão acerca dos sonhos, desse segmento cujo o símbolo é a esperança, a alegria, a leveza.
“Felizmente, tenho que usar desta tribuna para um clamor, um alerta, pois o que nos preocupa é a mortalidade de jovens no Brasil. Quase metade das mortes de adolescentes de 16 e 17 anos no Brasil, em 2013, tiveram como causa o homicídio, segundo o Mapa da Violência-2015”, mencionou Carmen Zanotto no pronunciamento na Câmara dos Deputados.
Segundo o mesmo mapa da violência, foram 3.749 jovens nessa faixa etária vítimas de homicídios, 46% do total de 8.153 óbitos. A média é de 10,3 adolescentes assassinados por dia no país. As outras causas foram acidentes de transporte (13,9%) e suicídios (3,5%). A projeção é que 3.816 serão mortos em 2015, diz o autor, e a metade dessas mortes seja por homicídio.
“Faço este alerta embora seja parlamentar de um estado, Santa Catarina, que ostenta a menor taxa nas mortes por jovens na faixa etária de 15–29 anos, com 21,4 homicídios por 100 mil jovens”, comparou a deputada federal.
Carmen Zanotto declarou que embora seja menor que a de outras unidades da federação, os dados de criminalidade de Santa Catarina também preocupam, não são os ideais. Para ela, é necessário almejar um patamar ainda melhor.
“Até porque em relação aos homicídios, atualmente a grande preocupação policial em Santa Catarina. “Os números de assassinatos no ano passado foram recordes e a crise motivou a instalação de uma força-tarefa entre as polícias”, disse.
Para Carmen Zanotto, é direito dos jovens desejar muito, sonhar muito e querer muito. Nas palavras da parlamentar, os sonhos nunca perecem, eles sempre se renovam. “Até por isso, temos que garantir a vida, as políticas públicas e a esperança aos nossos jovens”, encerrou.
Video: https://www.facebook.com/groups/juventudepopularsocialistasc/
Nenhum comentário:
Postar um comentário