Os metalúrgicos da região perderam nesta quinta-feira um dos grandes líderes que ajudaram na construção no movimento sindical da categoria o ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Ademir Klein. Com 68 anos, ele faleceu em Imbituba em função de complicações causada por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, será velado nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, às 14 horas, na mesma cidade.
Klein é natural de Criciúma. Foi um dos primeiros associados e presidente da entidade de 1980 a 1983, nos anos de chumbo da ditadura militar. Em 1978 e 1979 sua liderança se destacou na greve da categoria projetando ao comando do sindicato. Conforme sua entrevista para o livro que conta a história dos 50 anos do Sindicato, O Operário e o Padre, publicado em 2012, era um período vivo, onde a criatividade e discussão política predominavam no movimento sindical. “Havia poucos associados, mas eles tinham um forte sentimento operário”, disse.
O ex-presidente foi o criador o jornal Zé Ferreiro, informativo interno em circulação até os dias de hoje.
Ademir prestou grandes serviços ao PCB/PPS, com atuação destacada no ramo sindical, foi uma grande lideranaça no fortalecimento do partido no sul de Santa Catarina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário