A Juventude Popular Socialista fez bonito, o encontro nacional realizado dias 23 e 24 ( sábado e domingo) em Brasília, aprovou dentre outros assuntos, as regras para a realização de seu congresso nacional no final do ano, ainda sem data prevista. Além de contar com a presença do presidente nacional do PPS, deputado federal Roberto Freire (SP), o evento reuniu representantes de 25 unidades da federação.
As discussões começaram pela manhã e só terminaram no início da noite, tanto no sábado quanto no domingo. Os grupos de trabalho discutiram a relação da juventude com o PPS, o movimento estudantil, os movimentos sociais e a organização do congresso da JPS. Na votação plenária, debates acalorados de quem tem a energia de ser jovem e a vontade de mudar a realidade ao seu redor.
Ao final, ficou decidido que cada diretório da JPS deverá enviar cinco representantes ao congresso e que as comissões provisórias terão direito a apenas uma vaga. Também ficou estabelecido que as chapas apresentadas para disputar o comando da juventude deverão ser compostas de 30% de um gênero e 70% de outro.
Com relação a convivência JPS e PPS ficou decidido de que a juventude levará diversas demandas ao diretorio nacional, entre elas, de que seja pré requisito a formação da JPS para o reconhecimento por parte das direções estaduais dos diretorios municipais e de que a juventude tenham no minimo 10% de espaço em todas as instâncias partidarias.
SANTA CATARINA
A JPS estadual foi representada por seu presidente estadual Eduardo Assis e ainda esteve presente como convidado o ex presidente Alisson Micoski. O estado foi fundamental na intermediação de diversas frentes de discussão, mediando as disputas entre as diversas forças. Ainda, Santa Catarina teve participação determinante no grupo de trabalho que tratou da relação JPS/PPS, propondo diversos mecanismo de ampliação da participação da juventude, além de ter sido membro do grupo de sistematização e ter apresentado moções em separado que contribuiram de forma substancial no resultado positivo do encontro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário