segunda-feira, 26 de março de 2012

JORNAL DIARIO DO LITORAL

90 anos de quem?


Bolo...

O PCdoB peixeiro comemora neste sábado os 90 anos da sigla, com um baita bolo no calçadão da Hercílio Luz, com a presença do presidente da sigla em Itajaí, o vereador Marcelo Werner e demais membros do partido da foice e do marcelo, digo, Martelo.

...da discórdia

Já o presidente estadual da juventude do PPS, Eduardo Assis, em artigo questiona a legitimidade do PCdoB em esticar o bocão pra comemorar a data. Assis pontua que o PCdoB quer se apropriar da história do Partido Comunista Brasileiro, como se fosse sua. Louvando lideres do antigo partidão, que não lhe pertencem. E, que foi em 1992, que o PCB, resolveu mudar seu nome e estatuto para Partido Popular Socialista (PPS).



Espia o artido do Eduardo Assis, aí embaixo:



90 anos do PCB e a tentativa do PCdoB de falsificar a história



No próximo domingo (dia 25), completam-se 90 anos da fundação do Partido Comunista no Brasil. Desta rica trajetória, há um legado de relevantes serviços prestados ao país e à sua gente. Do tronco do PCB, originaram-se várias correntes de pensamento e luta por liberdades e equidade.



Porém, nos últimos meses, há algo que vem chamando a atenção dos brasileiros melhor informados. Trata-se do comportamento do PCdoB, nascido, em 1962, de dissidentes do PCB, que não aceitaram à época, a nova postura da maioria esmagadora dos pecebistas de rejeitar o stalinismo e de dar rumos democráticos à prática política, interna e externa, do PCB.



O certo é que, em seu programa nacional de TV, em novembro de 2011, e agora, em uma cara exposição na Câmara Federal, o PCdoB apresenta fotos de grandes lideranças comunistas, como se estas tivessem militado em suas fileiras, figuras que eram rejeitadas até recentemente por eles. Além da exposição, um livreto lançado pelo partido e bancado pela Câmara também distorce os fatos históricos.



Como disse, muito bem, o jornalista Roberto Pompeu de Toledo, se há uma coisa em que (o PCdoB) manteve a coerência, não no vezo stalinista. Stalin mandava cortar das fotos dirigentes do partido caídos em desgraça. O PCdoB inclui em suas fileiras gente que lhe foi alheia. Chega ao mesmo fim de falsificar a história



Será que o PCdoB não está querendo apagar a sua historia recente de desvios e denúncias, copiando outro passado e colando ao seu?


PPS/PCB

Neste domingo, dia 25 de março, o Partido Popular Socialista, herdeiro e legatário do velho Partido Comunista Brasileiro, completa seus primeiros 90 anos de história. Fundado na cidade de Niterói por figuras como Astrogildo Pereira, o partido mais antigo do país possui uma trajetória de lutas reconhecidas no Brasil e no mundo em nome da construção de uma sociedade mais justa e humana.

Ficaram eternizadas ao longo destes anos as palavras do poeta maranhense Ferreira Gullar, militante histórico do partido. "O PCB não se tornou o maior partido do Ocidente, nem mesmo do Brasil. Mas quem contar a história de nosso povo e seus heróis tem que falar dele. Ou estarei mentindo".

A história do PCB-PPS se confunde com a história dos mais brilhantes homens e mulheres que marcaram sua trajetória no Brasil no último século. Luis Carlos Prestes, Olga Benário, Salomão Malina, Oscar Niemeyer, Nelson Pereira dos Santos, Carlos Marighella, Manoel Lisboa, etc.

Só para lembrar que foi em um congresso nacional do PCB em 1992 que a ampla maioria decidiu por mudar seu estatuto e seu nome para PARTIDO POPULAR SOCIALISTA, portanto se tem alguém que tem a legitimidade de mencionar o partidão como parte da sua historia é o PPS e não o PCdoB.

A VERDADE TAMBÉM FAZ PARTE DA HISTORIA.

Eduardo Assis

Presidente Estadual JPS SC

Nenhum comentário: