O complexo formado pelas Lagoas Santo Antônio, Imarui e Mirim, na região de Laguna é um dos patrimônios naturais mais expressivos do Estado de Santa Catarina. O deputado estadual Altair Guidi explica que “afora o significado ambiental daquele complexo representado pela sua condição de viveiro natural da vida marinha ele responde também pela oportunidade de trabalho e renda para milhares e milhares de pequenos pescadores da região”. Mas, degradações provocadas por fatores naturais e humanos estão comprometendo suas condições naturais, eliminando gradualmente tanto a vida marinha quanto as oportunidades de renda para os pescadores artesanais da região.
Sobre o Complexo Lagunar e, integrando o projeto de duplicação da BR-101/Sul, será construída uma das pontes mais modernas do Brasil envolvendo investimentos superiores a meio bilhão de reais. As razões para tamanho investimento estão calcadas também na necessidade de preservar aquele complexo lagunar, assegurando, que o impacto ambiental, seja o menor possível.
Na opinião do deputado, esta ação é um direito do Estado: “o desenvolvimento de projetos voltados à recuperação ambiental do complexo deveria ser uma exigência de Santa Catarina, até como compensação pelos danos ambientais causados pela duplicação da BR-101”, afirma. Com esse objetivo foi apresentada MOÇÃO, dirigida ao Ministro dos Transportes, sugerindo a implementação dos projetos necessários à recomposição ambiental daquele complexo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário