sábado, 1 de agosto de 2009

Coluna Pelo Estado

Piso estadual na volta do recesso

O Conselho das Federações Empresariais de Santa Catarina ajusta o foco da discussão sobre a criação de piso salarial estadual para os deputados estaduais. Como o governo do Estado não manifestou qualquer intenção de retirar a proposta da Assembleia e o recesso termina na segunda-feira, os parlamentares foram convidados para um encontro às 15h, na Fiesc, onde o executivo André Barcellos, do Conselho de Relações do Trabalho e Previdência da federação gaúcha, vai expor os impactos da adoção do mínimo regional no Estado vizinho. Os empresários e industriais receiam que a regulamentação provoque distorções no mercado de trabalho, criando novas dificuldades à geração de empregos e estimulando a informalidade. “É um momento para, de forma transparente, trocar informações com os parlamentares e ajudá-los a tomar as melhores decisões sobre as questões econômicas e sociais em discussão no Parlamento", torce o presidente da Fiesc, Alcantaro Corrêa. O piso mínimo regional e a criação de regiões metropolitanas estão entre os principais e mais polêmicos projetos da pauta para o segundo semestre no Palácio Barriga Verde.

cerco petista

A senadora Ideli Salvatti, o deputado federal Cláudio Vignatti e o suplente de deputado estadual Vânio dos Santos, representando a superintendência nacional da Caixa, cercaram de garantias o prefeito petista Altair Cardoso Rittes, que reuniu sexta, em Dionísio Cerqueira, cerca de mil pessoas, incluindo autoridades do Brasil e da Argentina, para lançamento de projetos de desenvolvimento e integração regionais. “A Caixa, que é o principal agente das políticas públicas federais, será o grande braço operacional para o consórcio destes 39 municípios desenvolver o lazer e o emprego na região”, assegurou Santos.

(frase):

“Só há um momento em que não conseguimos nos integrar com os argentinos: é no campo de futebol” – senadora Ideli Salvatti, emDionísio Cerqueira, a propósito da liberação pelo Ministério do Turismo de R$ 500 mil para viabilizar o projeto do Parque Turístico Ambiental de Integração.

Sem pausa

A presença de suplentes em exercício do mandato, como Ângela Albino (PCdoB) no lugar de Ana Paula Lima (PT), determinou um recesso de alguma forma atípico na Assembleia Legislativa de SC. Com muito movimento. É provável também que as novas exigências sobre a conduta dos parlamentares, evidenciadas com a crise do Senado, acabem por tornar cada vez mais intenso e transparente o calendário legislativo.

Em alerta

Quase 1 milhão de estudantes e 33 mil professores retornam às escolas estaduais nesta segunda. Também a rede privada completa o retorno às atividades. Com orientações sobre a Gripe A, inclusive para reforçar o vínculo com os problemas da comunidade, propõe o secretário Paulo Bauer.

Pelo diploma

O Movimento Jornalista por Formação, desencadeado em Criciúma pelo Sindicato dos Jornalistas de SC, profissionais e acadêmicos, lança nesta segunda, às 20h, na Faculdade Satc, um selo para a campanha que pretende manter em alta a indignação contra a decisão do STF de acabar com a regulamentação pelo diploma universitário. Deputados, prefeitos e vereadores foram convidados, informa a jornalista Taize Pizoni. Já foram protocoladas no Congresso propostas de emenda constitucional para restabelecer a exigência da formação superior.

Atraso

No Brasil, 95% dos investimentos com pesquisa e desenvolvimento tecnológico são bancados pela iniciativa privada. Apenas 5% saem dos cofres públicos. Nos países desenvolvidos, a relação é metade a metade. Não é por menos, informa nota técnica divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que o País foi ultrapassado pela China e pela Coréia em Ciência & Tecnologia. Segundo o estudo, as falhas decorrem de uma agenda defasada, especialmente nas áreas de tecnologia da informação como biotecnologia e eletrônica. Dos incentivos fiscais para pesquisa e desenvolvimento, que abrangem 276 empresas brasileiras, 125 são na Região Sul.

Coligação

O prefeito Altair Cardoso Rittes administra Dionísio Cerqueira com o vice tucano Flávio Berté.

De fora

O presidente do PDT, Manoel Dias, deve antecipar a Luiz Henrique da Silveira, no encontro de segunda-feira com os dirigentes das siglas menores que compõem a base de governo em SC, que o partido pretende disputar com candidatos próprios ao governo e ao Senado em 2010. Para dar palanque ao presidenciável Cristovam Buarque. Neste sábado, Dias estará em Correia Pinto e, no domingo, em Joinville. O ex-vice prefeito Rodrigo Bornhold, que algum dia fez parte dos planos estratégicos de LHS para renovar o PMDB no Norte, pretende disputar a deputado estadual. A meta dos brizolistas é dobrar a bancada na Alesc e recolocar um representante catarinense em Brasília.

Organização

Neste sábado, a Juventude do PMDB realiza um encontro regional em Correia Pinto, na Serra. O segmento quer incentivar novas candidaturas proporcionais e o engajamento dos jovens à campanha de Eduardo Moreira ao governo. Em novo circuito pelo Estado, o presidente do PMDB tem nomeado duplas de coordenadores em todas as regiões.

Adriana Baldissarelli/Florianópolis com Ricardo Wegrzynovski/Brasília.

Nenhum comentário: